Webventure

Calças para trekking


Calça-bermuda (foto: By)

Mundialmete, as calças-bermudas são as mais utilizadas para a prática do trekking. São calças bem versáteis e facilitam bastante, pois possuem um zíper que possibilita a retirada da parte de baixo, transformando a calça em uma bermuda, o que diminui a quantidade de roupa a ser carregada. Geralmente, as mais técnicas são de tecidos sintéticos, como o Supplex® , mas também existem calças-bermudas feitas em brim fino e misturas de poliéster e poliamida, com algodão.

No Brasil, devido ao clima quente, as calças de micro fibra (como o Supplex®) são as mais indicadas para as caminhadas. A calça, preferencialmente, deve ser de uma cor clara para absorver menos calor. As cores mais vendidas, são as cinzas-claras, gêlo e caqui .

Calças com proteção de cordura® também são bastante utilizadas. Essa proteção, que minimiza o impacto e o atrito, normalmente fica na canela, joelho, ou nas nádegas. A proteção de cordura® é indicada para caminhadas em locais como o cerrado, onde existem muitos arbustos espinhosos, pedras, etc. Conseqüentemente, a resistência e a durabilidade da calça aumentam bastante com este tipo de proteção.

Conservação – A calça deve ser lavada de maneira básica, ou seja, com água fria, sabão neutro e deve secar, preferencialmente, à sombra. Evitar o uso de amaciantes e alvejantes, pois esses produtos diminuem a funcionalidade das fibras dos tecidos sintéticos.

Para os iniciantes, é indicado o uso de uma calça leve de secagem rápida, como as de Supplex® , por exemplo.

Este texto foi escrito por: Samir Souza