Veja vídeo do início do rafting no Jacaré-Pepira
Brotas (SP) – O calor dominou a metade deste primeiro dia de competições no Raid Brotas Extreme, corrida de aventura que faz parte do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura e dá vaga para a EMA. A largada para as 18 equipes participantes aconteceu pontualmente às 8h, na praça Central de Brotas, quando o clima ainda estava fresco. Logo depois, quando os atletas encararam o primeiro trecho de trekking em terra fofa, o sol começou a desafiá-los.
O rafting no rio Jacaré Pepira foi bem-vindo para resfrescar. Ali os adolescentes carentes da cidade se juntaram aos competidores para a descida, numa iniciativa inédita neste tipo de prova. “Eu não sabia que era rafting até a ‘mulher’ do Conselho Tutelar ir lá em casa e falar pra minha mãe que eu poderia participar disso. Fiquei contente com a notícia”, contou Camila Camargo Costa, de 12 anos, enquanto esperava sua equipe sentada no bote. Ela fez um treino para a descida nesta semana. “Foi gostoso, não fiquei com muito medo”, diz ela, que não sonha em ser atleta – quer ser secretária.
Hermanos – Os argentinos da Rio de La Plata têm sido o destaque do Raid até aqui. Porém, ao iniciar o rafting, a equipe argentina manteve a camisa da prova, com o número de identificação, embaixo do colete salva-vidas. Foram penalizados em 10 minutos.
Ainda é cedo para apontar favoritos. As dificuldades do percurso devem aumentar à noite, quando se iniciam as técnicas verticais e o frio reaparece em Brotas.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: julho 7, 2000