Imprensa cerca Antonio de la Rosa capitão da Meridianoraid.com (foto: Cris Degani)
EXCLUSIVO, direto de Lençóis (BA) – Uma multidão esperava desde o início da tarde desta quinta-feira, na praça central de Lençóis, pela Meridianoraid.com AXN, que liderou o Ecomotion Pró praticamente de ponta a ponta. Os quatro integrantes, três espanhóis e um argentino, chegaram às 16h30. Em entrevista ao Webventure, contaram que o calor e o sono foram os maiores desafios. Sobraram elogios à paisagem do percurso e ao trabalho da equipe de apoio. Confira os depoimentos!
Antonio De La Rosa (ESP), capitão: “Esta foi uma prova de dífícil navegação. Muito calor! Foi duro, mas estamos muito contentes por conseguir chegar em primeiro lugar. Toda a prova foi muito dura, em especial os trekkings, mas temos certeza de que foi duro para todas as equipes. Não sabíamos se ia ser possível terminar rapidamente a prova, pois o calor era realmente muito grande e pensamos que outras paradas iam ser necessárias. Acho que esta prova, que ainda não tem uma grande projeção internacional, possui trajetos muito longos. É uma prova muito dura onde a maioria das equipes são brasileiras.”
Monica Aguilera (ESP): “A prova foi fascinante! O povo, as paisagens, tudo! Para mim, administrar o sono foi muito difícil. Estou praticamente sem dormir desde o início da prova. Da nossa equipe, fui a que menos dormi. O único momento em que descansei mais foi quando resolvemos parar para achar um melhor caminho durante o dia. Mas a nossa equipe de apoio está de parabéns, trabalharam com um profissionalismo tremendo. São realmente muito bons! Agora, só quero comemorar!”
Sebastian Tagle (ARG): “Nunca tivemos assistentes como esses (apontando para sua equipe de apoio). Nos ajudaram muito mesmo. Fizemos um trekking muito longo entre o PC 11 e 12, muito cansativo. Em uma noite, não encontramos o caminho, não sabíamos o que fazer, e escolhemos dormir para ahar o caminho com ajuda do sol. Pensei que íamos ser ultrapassados, mas tudo deu certo e conseguimos nos manter. São equipes muito fortes, mas creio que a estratégia é decisiva em provas como essa. É melhor parar para dormir, e não correr, quando o seu corpo está pedindo muito. Deixar o corpo descansar é muito importante.”
Sergio Rodriguez (ESP), navegador: “O circuito desta prova é lindo, lindo! Eu organizo muitas corridas de aventura no mundo todo, mas esta corrida me impressionou muito pela organização. O planejamento, as equipes de apoio, o povo nativo auxiliando em alguns trechos… Realmente as pessoas da organização da prova, Said e os outros profissionais, estão de parabéns. Mas foi uma prova muito dura, com trekkings difíceis, e cheguei a pensar que a nossa parada de 4 a 5 horas, quando nos perdemos, ia colocar tudo a perder.”
Cristiana (integrante da equipe de apoio da Meridianoraid.com AXN): “Aprendi muito com eles. É a primeira vez que trabalho com uma equipe profissional e eles são ótimos. São muito diferentes de muitas outras equipes que ora preferem uma coisa, ora preferem outra… Eles não. Só querem competir e vencer. São muito tranqüilos. Basicamente pediam pão, macarrão e água, e só isso. Não usavam praticamente nenhum energético, só barras de cereais e isotônicos. A gente saía de um AT (Área de Transição) e já tinha que ir até o outro rapidamente, porque quase não sobrava tempo. Muita gente disse pra gente levar baralho, algo para passar o tempo, mas nada disso foi necessário.”
Júlio Peroni, diretor técnico: “Esta é uma prova muito dura, mas, ao contrário do que dizem, não fico impressionado com essa chegada dos espanhóis. Achei até que eles terminariam antes. São muito fortes, e creio que só não hegaram antes por causa do Sebastian. É um ótimo corredor, mas ainda não está no mesmo nível dos outros atletas.”
Heraldo Barbosa Filho, secretário de Turismo de Lençóis: “Este é realmente o tipo de evento que a cidade precisa. Vamos fazer outros aqui com certeza. Já estamos até acertando de trazer o Iron Biker para cá. Esses eventos trazem muita mídia forte para o local, os comerciantes ficam satisfeitos, enfim, todos ganham. Chegamos a pensar que poderia haver algum tipo de depredação, mas Said (Aiach Neto, organizador da prova) e sua equipe estão de parabéns, e tudo saiu conforme o esperado.”
Este texto foi escrito por: Rodrigo Rudger