Webventure

Caminhada da Inconfidência reúne 500, mas está ameaçada

A 18ª Caminhada da Inconfidência reuniu cerca de 500 pessoas neste fim de semana (17 e 18/04), em Minas. O percurso, de 38km, ia de Ouro Preto a Ouro Branco, seguindo a antiga Estrada Real, um dos marcos na história mineira e do Brasil.

Aos pés da estátua do mártir Tiradentes foi cantado o Hino Nacional e dada a partida da caminhada comemorativa da Semana da Inconfidência. Os primeiros trechos passavam pelas montanhas de Minas e paisagens pitorescas do interior do estado. Seguindo a tradição de não haver exigência de preparo físico, algumas turmas se distanciavam das
mais velozes – uns até pegavam uma caroninha nos carros e motos de apoio para a subida mais difícil do caminho. Nas paradas para descanso, os participantes tiveram a oportunidade de dar mergulhos nas cachoeiras da região.

Apesar de toda a tranqüilidade do percurso, a caminhada acabou gerando preocupação. É que a estrada histórica, por onde escoaram ouro e pedras preciosas na época do Brasil-colônia, está sendo asfaltada. Para alargar a pista, o governo ainda está destruindo boa parte da mata, ameaçando a realização de uma das provas mais tradicionais do país e a própria história brasileira.

Este texto foi escrito por: Webventure