Webventure

Caminhão de André Azevedo chega hoje à Lisboa


Tatra de André Azevedo chega hoje para a disputado do Dakar 2007 (foto: Divulgação/ Charles Maindru)

O caminhão Tatra de André Azevedo chega hoje (3) a noite (horário local) na capital portuguesa, pronto para a largada do Rally Dakar no dia 6. Vindo pelas estradas européias diretamente da República Tcheca, o caminhão saiu do país na madrugada do dia 1 para o dia 2.

Quem conduz o veículo é o mecânico da equipe, o também tcheco Mira Martinec que, ao lado do navegador Maykel Justo, completa o time de André, que está em sua 20ª participação no Dakar. “Esse é nosso segundo ano juntos [com Maykel] e, em 2006, das 13 provas que participamos, fomos campeões em cinco, o que nos dá bastante moral para começar bem esse Dakar”, afirma André.

A etapa entre Portimão (Portugal) e Málaga (Espanha) será apenas de deslocamento para os caminhões, já que as estradas são estreitas e há pontos frágeis para agüentar os veículos de até 15 toneladas. No ano passado, André havia ficado em segundo lugar nessa especial.

“A organização está prevendo dificuldades grandes de navegação depois do Marrocos, quando a prova entra no deserto. Devemos ser mais exigidos”, comenta Maykel, que participa de seu segundo Dakar.

Favoritismo – Com a aposentadoria do tcheco Karel Loprais, André Azevedo foi considerado pela organização da prova como o principal favorito ao título nos caminhões. Em 2003, o brasileiro terminou a competição na segunda colocação.

Além da experiência de 20 anos no Rally Dakar, o caminhão tcheco faz a diferença. A montadora é a mais tradicional do rali, ao lado de marcas como Kamaz (Rússia), DAF (Holanda) e MAN (Alemanha).

“Fiquei feliz com o reconhecimento da organização e também com o carinho que recebi do público e da mídia da República Tcheca, quando estive no país treinando em setembro. Parecia que os jornalistas de lá já previam a aposentadoria do Loprais, e não paravam de perguntar porque eu, um brasileiro, corria de Tatra. Gostei muito, e agora vou fazer o máximo para chegar ao pódio”, afirma André.

Este texto foi escrito por: Webventure