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Caminhão explode ao passar em mina na fronteira da Líbia com o Egito

Redação Webventure/ Parceiros

Parte da caravana da competição está parada por precaução; veículo
de assistência da equipe brasileira pode fazer parte de comboio

Siwa (Egito) Um caminhão da equipe KTM que disputa o Rally Paris-Dakar passou numa mina na fronteira da Líbia com o Egito, neste domingo à tarde, provocando a explosão de uma das rodas traseiras do veículo. O austríaco Johann Peter Reif e o italiano Arnaldo Nicoli nada sofreram. O fato intrigou os membros da organização do evento e as autoridades locais, já que a estrada onde aconteceu o incidente é usada normalmente por militares egípcios. “Podem ser explosivos da segunda guerra mundial”, disse Hubert Auriol, diretor do rali.

Para evitar conseqüências mais graves, cerca de 60 carros, motos e caminhões que ainda completavam o trecho entre Sarir e Siwa foram parados na divisa dos dois países por precaução. Segundo Auriol, eles só vão atravessar a fronteira após a garantia de segurança para seguir viagem. Neste comboio pode estar o caminhão de assistência da equipe brasileira pilotado pelo mecânico paulista Geraldo Lima e pelo checo Petr Vodak. Até às 15h15 (horário de Brasília), eles ainda não tinham chegado ao acampamento da prova em Siwa.

A região da fronteira está toda demarcada com o caminho teoricamente livre das minas. “Mas o que chamou a atenção foi a organização nos dar um novo mapa pela manhã antes da largada da etapa cronometrada. Já tínhamos um mapa na planilha”, afirmou Klever Kolberg, piloto de carro da equipe Petrobras Lubrax. “Nós atravessamos três campos minados somente hoje”, afirmou André Azevedo, do caminhão de competição brasileiro.

Triste histórico – Esse não é o primeiro de caso de explosão de minas no Rally Paris-Dakar. A vítima mais recente foi o português José Eduardo Ribeiro, membro da equipe de apoio de Elisabete Jacinto. Na fronteira do Marrocos com a Mauritânia, em 2001, ele saiu da rota determinada pelas autoridades e o carro explodiu. Ribeiro teve ferimentos graves em um dos pés.

Em 1996 as conseqüências foram mais graves. O francês Laurente Gueguen morreu na explosão do caminhão após passar em uma mina no deserto do Marrocos, na etapa Foum El Hassan e Smara. Os outros dois ocupantes do veículo, Pascal Londenet e Vicent Baudin conseguiram sair com vida.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro – De Siwa (Egito)

Last modified: janeiro 12, 2003

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