Fazendinha. (foto: www.amigosdabike.com.br)
Batizado como Caminho dos Sete Bairros, na região de Atibaia (SP), este tour pela região conta com 55 km entre asfalto e terra. Para quem gosta de fazer um pedal mais aventureiro, é uma ótima opção para o fim de semana, pois o caminho é bem tranqüilo e de fácil navegação. Basta ter as sete chaves e algumas orientações do pessoal da localidade. Algumas placas também o ajudarão.
O caminho consiste em um laço entre Atibaia e Jarinú, tendo início no Bairro da Usina, mais especificamente no Restaurante e Marina Frango dÁgua, localizado às margens do rio Atibaia.
Inicio da Pedalada
Saindo do estacionamento pegue a sua direita e tenha as sete chaves, ou melhor, os sete bairros: Caetetuba, Maracanã, Caiaçoara, Jarinú, Bairro do Breu, Machadinho e Bairro da Usina.
Estes nomes são tudo o que você precisa para fazer este pedal com sucesso. Logo nos primeiros metros você terá uma vista privilegiada do rio Atibaia, principalmente pela manhã. Um pouco mais verá a uma capelinha rosada, siga em frente, seu destino é Caetetuba, o primeiro bairro.
Caetetuba
Entrando na cidade siga sempre em frente. Após uma descida forte, você irá encontrar uma subida de paralelepípedos também forte, após transpor esta subida vem mais uma descida, mas vá devagar, pois você terá que entrar a direita em uma avenida com canteiro central. Uma dica nesta avenida: tem um posto de gasolina que faz esquina. O trajeto é tranqüilo e, qualquer dificuldade, pergunte pelo próximo bairro: Maracanã.
Esta avenida é longa, siga sempre pela principal. Logo que entrar já conseguirá avistar a pedra grande. No final, esta avenida se transformará em uma estrada vicinal asfaltada e logo à frente você irá voltar para a terra e terá um longo trecho pela frente. Neste ponto fique atento com a sinalização, pois terá uma entrada a direita que estará sendo indicada com uma placa de trânsito convencional (verde c/ letras brancas: Maracanã)
Maracanã
Um bairro bem pequeno, com uma igreja e mais a frente um bar e ao lado direito você verá uma placa. Siga a indicação Recanto da Paz. Este trecho não tem segredo, sempre pela principal a estrada oferece baixo desnível, e alguns trecho em que você poderá pedalar pela sombra.
Caiaçoara
Chegando em Caiaçoara, você encontrará uma praça a sua direita e seguirá por uma rua de paralelepípedo ao lado dela até encontrar uma estrada vicinal asfaltada, ligando o bairro à cidade de Jarinú. Siga por ela. A estrada tem um pequeno movimento de veículos e o visual é muito agradável, o local possui inúmeras chácaras para fins de semana e festas. Não podemos esquecer do lago que acompanha parte da estrada, com algumas casas humildes que dão um ar de rusticidade ao percurso.
Jarinú
A cidade que ainda mantém característica interioranas e com uma fama de ter o segundo melhor clima do mundo está inclusa no roteiro. Chegando na cidade, continue na principal até a praça da cidade. Atrás da praça tem uma descida forte e logo acaba a cidade; esta estrada segue para o Bairro do Breu, mas é bom pedir uma indicação, o bairro é bem conhecido. Você irá encarar uma subida forte nesta estrada e quando começar a descida irá encontrar a segunda capela, uma branca. Neste ponto você terá que entrar a sua direita e seguir por terra.
Bairro do Breu
Este é o percurso mais bonito do roteiro. Você irá sentir como se estivesse pedalando no quintal das pessoas que ali residem nas casas e currais que ficam a beira da estrada. Também encontrará um alambique, antigo na região e que servirá de referência para o roteiro. Passando pela torre de chaminé você irá pedalar aproximadamente uns 200 metros até encontrar uma bifurcação, ou melhor, um T. Então entre a esquerda, siga por este trecho asfaltado até a segunda subida, e ao começar a descer você deverá entrar a direita em uma estrada de terra. Dica: terá uma casa nesta esquina. Então siga em frente e você estará já seguindo para o percurso final, o Bairro do Machadinho.
Machadinho
Nesta estrada, após uma subida forte, passará a sua esquerda uma pista de bicicross que está abandonada, mas ainda dá para brincar um pouco, já que a pista está aberta ao público. Chegando neste ponto, pode-se abrir um sorriso, pois agora será descida até chegar no asfalto. Restam apenas 6 km para o final, ou seja, o Bairro da Usina, de onde teve início este pedal. Haverá uma última subida forte a 500 metros à frente. Após vencer este trecho terá um percurso sem grande desnível e com uma paisagem bonita até chegar novamente ao restaurante. Assim termina o Caminho dos Sete Bairros.
Este texto foi escrito por: Amigos da Bike
Last modified: julho 21, 2005