Gerard de Rooij foi o mais rápido do dia. (foto: DPPI/Divulgação)
O russo Firdaus Kabirov está com a faca e o queijo na mão para ficar com o título do Rali Dakar 2005 entre os caminhões. A quatro etapas do fim da edição, o piloto da Kamaz tem quase três horas de vantagem para o segundo colocado, o holandês Hans Bekx, da DAF.
Nesta quarta-feira (12/01), na especial entre Kiffa e Bamako, na Mauritânia, Kabirov conseguiu o segundo melhor tempo, atrás apenas de Gerard de Rooij. Kabirov percorreu os 586 quilômetros cronometrados em 9h40min31, sendo mais de 55 minutos mais rápido que Bekx.
Entre Kabirov e Bekx ficaram Jan de Rooy, em terceiro (a 54min48 de Rooij), e Vladimir Tchaguine, em quarto (a 58min59).
Com os resultados da primeira prova disputada na Mauritânia no atual Dakar, Kabirov lidera a classificação geral com o tempo acumulado de 55h13min02. Bekx aparece em segundo com 2h56min12 de desvantagem. O italiano Giacomo Vismara é o terceiro colocado, a 6h11min33.
Ele tem a posição seriamente ameaçada pelo japonês Yoshimasa Sugawara, somente 1min39 atrás. Jan de Rooy é o quinto, Teruhito Sugawara o sexto e Gerard de Rooij o sétimo.
Este texto foi escrito por: Webventure