André Azevedo se preparou para as mudanças (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Novas regras para a categoria caminhões começam a vigorar a partir desta edição do Dakar 2008. A principal delas, o recuo do motor, deve melhorar a estabilidade dos peso-pesados, já que altera o centro de gravidade das máquinas. Também haverá uma categoria específica para veículos de produção.
Na verdade, não sabemos muito bem o que vai acontecer. As regras mudaram para todos. Eu me preparei, fui para a República Tcheca, testei o caminhão e gostei das mudanças. Agora resta saber o que os meus adversários estão preparando, comentou o brasileiro André Azevedo, que vai para sua 21ª participação no Rally Dakar.
A prova terá um recorde de participantes nos caminhões. Mais de 100 veículos largarão neste sábado rumo a Dacar, no Senegal.
O novo procedimento de homologação da FIA, responde a um desejo de igualdade e simplicidade. A Federação considerou caminhões de série e caminhões modificados, comentou Fabien Calvet, responsável da organização na categoria Caminhões. Com as novas regras, fica mais simples e fácil de controlá-las, completa Calvet.
Mudanças também na cor – Pai e filho De Rooy, apontados como favoritos nos caminhões, mudaram não só a estrutura de suas máquinas mas também a cor de seus veículos.
O tradicional azul da Ginaf dá lugar ao laranja, típico da Holanda, país dos De Rooy. No ano passado, a dupla foi obrigada a abandonar a competição com problemas mecânicos mas promete voltar com tudo para a prova deste ano.
Estamos muito confiantes. Vai ser uma prova difícil, com muita areia, mas gostamos disso, é perfeito. Os Kamaz serão nossos principais adversários. Observamos sua evolução e vamos tentar estar ao seu nível, disse o filho Gerard.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 3, 2008