Webventure

Caminhões tem recorde de participantes no Rally dos Sertões


Caminhão de Alfredo Yanh (foto: Theo Ribeiro/ Webventure)

A categoria caminhões foi a que mais cresceu no Rally dos Sertões, que começa na próxima quinta-feira 1º de julho, em Goiânia (GO). Este ano, serão 11 participantes, cinco equipes a mais que em 2003.
Além dos 11 caminhões, serão 85 motos e 92 carros de competição (62 na categoria Cross Country e 30 na Regularidade). Serão mais de 4 mil quilômetros de aventura pelo interior do país, com 206 veículos em todas as categorias com representantes de 16 estados e três países.

Nos carros estão confirmados Guilherme Spinelli, atual campeão da prova, Édio Füchter, Paulo Nobre, que no ano passado chegou a ameaçar os favoritos, Edu Piano, também cotado como um dos grandes nomes ao lado Klever Kolberg, Ulysses Marinzeck, Marlon Koerich, Reinaldo Varela e Maurício Neves. Na Regularidade, o piloto e o navegador Gilberto e Isaque Ruppenthal, pai e filho, devem dar trabalho aos concorrentes. A dupla venceu o Rally Rota Sul, que aconteceu em abril.

Nas motos, Jean Azevedo, Juca Bala, Bernardo Magalhães, Tiago Fantozzi e o desconhecido Fabrício Marchesi devem protagonizar disputas acirradas. O campeão do ano passado, José Hélio, não vai disputar a prova este ano porque se recupera de uma hepatite b. Nos caminhões, a briga deve ficar entre Carlos Salvini, atual campeão do Sertões, André Azevedo, representante do Brasil no Paris-Dakar, Alfredo Yahn, Luciano Cunha e Ricardo Domingues.

Mais participações – Os 18 participantes da Expedition, categoria que mescla passeio com a prática de esportes de aventura ao longo do caminho, largarão dois dias antes de São Paulo com destino ao Parque Nacional de Itatiaia (RJ), onde ficam o Pico de Agulhas Negras e as Prateleiras, e depois se encontrarão com a caravana do rali na capital goiana.

O Estado de São Paulo é maior em número de pilotos inscritos no Sertões 2004. Minas Gerais aparece em segundo, seguido por Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A prova contará também com a participação de três pilotos estrangeiros: o francês Ludovic Boinard, o holandês Robertus Steijntjes e o japonês Takayuki Mitani, todos na categoria motos.

O Rally Internacional dos Sertões é a maior prova off road da América Latina e começa em Goiânia (GO) no dia 1º de julho, atravessa o Tocantins, Maranhão e Piauí e chega no dia 10 à praia do Cumbuco, a 25 quilômetros do centro de Fortaleza (CE).

Confira o roteiro do Rally dos Sertões

01/07 Goiânia (GO) – Largada promocional e show com o Cidade Negra
02/07 – Goiânia (GO) Aruanã (GO)
03/07 – Aruanã (GO) Porangatu (GO)
04/07 – Porangatu (GO) Palmas (TO)
05/07 – Palmas (TO) Araguaína (TO)
06/07 – Araguaína (TO) Imperatriz (MA)
07/07 – Imperatriz (MA) Bacabal (MA)
08/07 Bacabal (MA) Barreirinhas (MA)
09/07 – Barreirinhas (MA) Ubajara (CE)
10/07 – Ubajara (CE) Fortaleza (CE)

Este texto foi escrito por: Webventure