Há pouco mais de três anos uma campanha de recolhimento de baterias usadas de celular está sendo realizada na região Sul do país pela entidade ambientalistas Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com a TIM Sul. Até abril deste ano, foram recolhidas 100 mil baterias.
A campanha envolve atualmente 890 lojas revendedoras de telefone celular nos estados do Paraná e Santa Catarina, além da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A cada 25 baterias devolvidas, os lojistas podem acionar a SPVS, que traz o material para um depósito em Curitiba. Lá, as baterias são limpas, separadas por marca e acondicionadas conforme recomendação do órgão fiscalizador do Paraná. Depois, são devolvidas aos fabricantes.
Em todo o Brasil, existem em uso hoje cerca de 35,6 milhões de telefones celulares, cada um com uma bateria potencialmente poluidora, pois entre seus componentes estão metais pesados como níquel e cádmio. Segundo estimativas dos fabricantes, apenas 30% delas são devolvidas e recicladas. O restante vai para nos lixões comuns, contaminando o solo e o lençol freático.
Este texto foi escrito por: Webventure