Gustavo Selbach ficou fora da semifinal (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Direto de Foz do Iguaçu (PR) – No primeiro dia de provas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, que está sendo disputado em Foz do Iguaçu (PR), o brasileiro Gustavo Selbach, 18 vezes campeão brasileiro da modalidade, ficou fora da disputa pela vaga olímpica. Recuperando-se de um cirurgia de hérnia, o canoísta fez muitas faltas e terminou a prova na 50ª colocação do K1 masculino.
Cometi alguns erros na primeira descida, além das faltas. Minha linha não estava boa e fiz muitas faltas, o que normalmente não faço em uma prova desse tipo, disse Selbach. Na segunda descida fui para o tudo o nada, já que não tinha mais a perder, mas cometi duas faltas e estou fora, completa.
Na competição de canoagem slalom, são montadas balizas que os atletas têm de transpor sem tocá-las. Cada toque que o canoísta dá na baliza é considerado uma falta, o que acrescenta quatro segundos ao tempo final do competidor. Caso o atleta não passe por alguma das marcações, são acrescidos 50 segundos.
No total, Selbach teve quatro faltas, duas em cada descida. Segundo o canoísta, as portas transversais foram as que mais dificultaram na descida. Não treinamos esse tipo de porta e cometi alguns erros, disse.
Este ano estou muito feliz por estar remando, já que passei por cirurgia. Fisicamente eu sei que não estou 100%, mas tecnicamente desempenhei bem. Competição é assim mesmo: em alguns dias se anda bem e, em outros, não, conclui Selbach.
Classificados – Na fase eliminatória, 40 atletas de cada categoria passam para as semifinais.
O primeiro lugar no K1 (caiaque) masculino foi o norte-americano Scott Parsons, que não cometeu nenhuma falta. Na segunda colocação ficou o alemão Alexander Grimm seguido pelo seu compatriota Erik Pfannmoeller.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni