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Campeão, Cyril Despres prova que talento se sobrepõe


Despres agora é tricampeão do Dakar (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)

A organização do Rally Dakar bem que tentou acabar com a hegemonia da KTM nas motos, mas o talento do francês Cyril Despres falou mais alto. O piloto garantiu neste sábado seu terceiro título da prova mais difícil do mundo nos últimos seis anos havia ficado com a taça em 2005 e 2007.

“Houve a restrição das cilindradas na moto, mas eu tinha certeza de que minha experiência e capacidade de acelerar dentro de um rali poderiam fazer a diferença”, justifica Despres, se referindo à redução de potência imposta pelo Dakar, com a redução da entrada de ar nas motos de 690cc.

O caminho do francês até o título foi dos mais tranquilos. Vice-líder do rali nos dois primeiros dias, ele assumiu a ponta durante a terceira especial e não mais a abandonou. Para se ter uma ideia do domínio de Despres, vale lembrar que ele chegou para a etapa decisiva, neste sábado, com mais de uma hora de vantagem para os concorrentes.

A missão de Despres foi facilitada devido à turbulenta participação de seu grande rival, o espanhol Marc Coma, que teve uma série de incidentes e punições a somatória das penalizações resultaram num acréscimo de 6h22min em seu tempo total. Alheio aos problemas de Coma, Despres disparou na frente e fechou a edição 2010 com três vitórias e muita regularidade.

Nascido em 24 de janeiro de 1974 em Fontainebleau, na França, o mais novo campeão do Dakar é um boa praça. Apaixonado por velocidade, ele ainda consegue tempo para curtir enquanto corre. Numa de suas passagens pelo Rally dos Sertões, o piloto chegou a conhecer de perto as dunas brasileiras. Em terras nacionais, também faturou dois títulos do Sertões.

Sempre ele – Despres não se cansa de mostrar que pode fazer bonito independentemente do terreno. Além do tricampeonato no Dakar, ele ainda tem três vice-campeonatos (2003, 2006 e 2009) e um terceiro lugar (em 2004) na competição.

O sucesso do francês é a prova de que a persistência compensa. A pobre infância em Paris, capital da França, não o impediu de estar perto das grandes máquinas. Para juntar dinheiro, ele foi mecânico até 2001. Conseguiu sua primeira moto aos 18 anos, mas seguiu trabalhando com graxa, correntes, motores, suspensões…

A grande oportunidade de sua vida surgiu quando tinha 20 anos. Chamado para uma competição, ele andou entre os primeiros e despertou a atenção de empresários franceses. Em 1998, fez sua estréia entre os profissionais no Rally da Tunísia, quando alcançou a 13ª colocação na classificação geral. Três anos mais tarde, conseguiu patrocínio para abandonar a profissão de mecânico. Com o passar do tempo, mostrou-se especialista nas provas africanas; é bicampeão do Rally da Tunísia, bi do Rally do Marrocos e tri do Rally dos Emirados Árabes.

Este texto foi escrito por: Webventure