Nelsinho Piquet no pit stop (foto: )
São Paulo Nelsinho Piquet, campeão da Fórmula-3 Sul-Americana, é o último vencedor dos 1000 Km de Brasília, prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance. O piloto correu 183 voltas, mais de sete horas, ao lado do pai, o tricampeão mundial de Fórmula-1 Nelson Piquet e de João Sant´Anna.
Os 1000 Km de Brasília farão parte das comemorações oficiais dos 43 anos de inauguração de Brasília e serão disputados no dia 20 de abril no Autódromo Internacional da Capital Federal. O Campeonato Brasileiro de Endurance – provas de longa duração – tem outras três etapas.
Para se ter uma idéia da importância e tradição da corrida, disputada desde 1962 e que neste ano chega à 20ª edição, já participaram alguns dos maiores nomes do automobilismo brasileiro. Chico Landi, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Toninho da Matta, Luís Pereira Bueno, Alex Dias Ribeiro, Abílio Diniz, Luís Otavio Paternostro, Piero Gancia, Wilsinho Fittipaldi, Xandy Negrão e Paulão Gomes, que tem quatro títulos e é o maior ganhador da história da prova, entre outros expressivos pilotos.
De 1962 a 1974 os 1000 Km de Brasília foram disputados nas largas avenidas e ruas da cidade que em seus primeiros anos não tinha uma grande população. Depois, com a inauguração do autódromo na cidade, a corrida passou para um lugar mais seguro e adequado. A crise do petróleo na metade da década de 70 provocou uma paralisação da prova até 1980 e que teve a maior lacuna entre 1985 e 1998.
O esquema de premiação dos 1000 Km de Brasília terá um carro O Km e quantia em dinheiro.
O Campeonato Brasileiro de Endurance terá quatro categorias: Categoria 1 Sport Protótipo FIA com até 2000cc, Sport Protótipo Nacional acima de 2001cc e GT/NGT FIA, veículos com turbo compressor; Categoria 2 Turismo Especial Força Livre acima de 2001cc e Pick Ups de competição acima de 2001cc; Categoria 3 Sport Protótipo nacional até 2000cc e GT até 2000cc e Categoria 4 Força Livre e até 2000cc e Pick Ups de competição até 2000cc.
A pontuação do Campeonato Brasileiro de Endurance será a seguinte: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo 15, o terceiro 12, o quarto 10, o quinto oito, o sexto seis, o sétimo quatro, o oitavo três, o nono, dois e o décimo um ponto.
A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da Pirelli.
Este texto foi escrito por: José Eduardo Martins