Webventure

Campeão do Dakar dedica vitória à equipe


Coma comemora bicampeonato do Dakar (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

Marc Coma era só alegria depois de completar a 14ª etapa na sexta colocação e garantir o bicampeonato do Rally Dakar. Líder desde o primeiro dia de competição, o espanhol mostrou regularidade e competência para terminar a prova na ponta na classificação geral com 52h14min33s e mais de uma hora de vantagem para o vice Cyril Despres.

“Foram muitos dias de competição e trabalho. Estou muito feliz. Foi uma corrida intensa. Não conhecíamos direito o terreno e foi complicado montar uma boa estratégia. Tenho de agradecer a toda a minha equipe que fez um trabalho maravilhoso. Há muitas pessoas trabalhando por trás que merecem esta vitória tanto quanto eu. Agora, quero aproveitar o momento”, disse Coma.

A vitória na etapa deste sábado, entre Córdoba e Buenos Aires, ficou com Helder Rodrigues, seguido por Pal Anders Ullevalseter e Cyril Despres. “Foi um final grandioso, como o do Tour de France na Champs-Elysees. Foi bem rápido, sem truques, navegação, mas a prova Latino-Americana terminou. Seria complicado para mim terminar a competição pior do que comecei. Não tenho muito a lamentar”, analisou Despres, que teve problemas nos primeiros dias do Dakar e acabou com o vice-campeonato.

O brasileiro mais bem colocado foi Zé Hélio, que encerrou a sua participação com o 16º lugar deste sábado e ficou em 12º na classificação geral. Já Rodolpho Mattheis foi o 54º do dia e terminou o Dakar na 31ª posição.

Saiba mais de Marc Coma

Marc Coma é reconhecido pelo extraordinário talento e determinação. A quarta colocação logo em sua estréia no Dakar, em 2002, dá uma dimensão de seu potencial. Em 2006 veio a confirmação do seu trabalho, com o título do Dakar, quando o espanhol terminou à frente de Cyril Despres. Com o resultado, ele mostrou estar apto para ser um campeão e sempre figurar entre os primeiros colocados. Já em 2007, ele conquistou a vitória em três etapas do Dakar. Mas, um acidente na Mauritânia tirou qualquer chance de triunfo.

Coma não tem boas lembranças de 2008, ano de cancelamento do Dakar. “Foi uma temporada estranha. Eu não estava feliz. Não eram os resultados que não me satisfaziam, mas era a falta do Dakar, que estávamos acostumados a disputar. Tinha feito uma preparação toda especial para a prova, que acabou sendo cancelada”, lembra Coma, o segundo espanhol a conquistar o Dakar, sendo Nani Roma o primeiro.

Classificação da 14ª etapa

1) Helder Rodrigues (KTM) 1h42min37
2) Pal Anders Ullevalseter (KTM) 1h44min44
3) Cyril Despres (KTM) 1h45min18
4) Jordi Viladoms (KTM) 1h46min08
5) David Casteau (KTM) 1h47min14

Classificação geral final do 31º Rally Dakar

1) Marc Coma (KTM) 52h14min33s
2) Cyril Despres (KTM) a 1h25min38s
3) David Fretigne (Yamaha) a 1h38min56s
4) David Casteau (KTM) a 2h17min54s
5) Helder Rodrigues (KTM) a 2h22min11s

Este texto foi escrito por: Webventure