Campeão nos caminhões ano passado e mais cinco vezes antes disso (2007, 2008, 2009, 2011 e 2013), Edu Piano está novamente entre os competidores do Rally dos Sertões, mas em uma outra categoria.
Esse ano, ele reestreia nos carros, após ser campeão geral na categoria em 2005. Edu vem acompanhado de seu navegador Solon Mendes pilotando um Troller.
Temos muita novidade, além da mudança de categoria, o carro também é todo novo, explica Edu. É o primeiro ano desse carro, então a equipe está aprendendo a mexer e aprendendo os segredos. Ainda o estamos desenvolvendo, então vai ser um ano de muita coisa diferença.
Para Edu, as diferenças entre o caminhão do ano passado são menores do que parece. A maior diferença é o peso, pois o caminhão era quase o dobro desse carro e judiava um pouco mais da gente nas pancadas. Mas, segundo ele, o restante é bem parecido. Eu acho que estranhei mais quando saí dos carros e fui para os caminhões do que agora.
A preferência fica difícil de decidir: os dois são prazerosos de pilotar, o Troller é um jipe muito robusto, ele realmente parece um caminhãozinho, brinca. Além disso, é eixo rígido na dianteira e na traseira, diferente das caminhonetes que a gente vai competir.
Apesar de sentir que um rally sem a categoria caminhões é um rally desfalcado, Edu Piano garante que o interesse agora é mostrar o potencial do novo carro e andar bem. Uma coisa que eu estou torcendo é para chover nos últimos três dias porque aí a gente vai conseguir mostrar um pouco mais a qualidade do carro que, sem dúvida, vai se sobressair em cima dos concorrentes.
Este texto foi escrito por: Isabela Rios
Last modified: agosto 2, 2015