Daniel Woods é campeão mundial de boulder (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)
O norte-americano Daniel Woods, campeão mundial de boulder, visitou o ginásio Casa de Pedra, em São Paulo, na última quinta (10). Pela primeira vez no local, o atleta falou com exclusividade ao Portal Webventure sobre suas viagens pelo globo e sobre o cenário da escalada.
Para o atleta de apenas 20 anos, sua visita ao Brasil tem um significado maior do que apenas competir contra dois dos seus amigos e grandes nomes da modalidade nacional, André Berezoski e César Grosso. Assim como em todas as viagens que faz pelo mundo, Daniel aproveitará para fomentar o esporte no país.
A escalada no mundo está progredindo. Começou como um esporte pequeno e agora está se tornando uma modalidade conhecida por todas as pessoas. É ótimo fazer parte desse crescimento, podendo viajar por vários locais mostrando às pessoas que nunca escalaram antes o que nós fazemos. A tentativa, sempre, é tentar levar o esporte para outro nível, afirmou.
Formas de crescimento – Ao longo dos anos, a escalada esportiva vem ganhando o coração das pessoas no mundo todo. Ações como a de Woods fazem com que cada vez mais jovens busquem a modalidade como alternativa no esporte.
Para o esporte crescer, você precisa de mais espectadores para assistir aos eventos e mais pessoas envolvidas no montanhismo. E, para nossa felicidade, isso está acontecendo atualmente, com ginásios sendo construídos em todo o mundo. É perfeito, explicou o americano.
Uma das conquistas que está sendo alcançada, de acordo com Daniel, é a possibilidade da escalada se tornar uma modalidade olímpica. Caso o fato realmente seja confirmado, o norte-americano espera fazer parte da equipe de seu país.
Estou muito animado para que a escalada se torne um esporte olímpico. Isso ajudará a fazer com que o esporte cresça. E, definitivamente, eu vou treinar muito para competir em um evento desse e para estar nas melhores condições possíveis, finalizou.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: junho 12, 2010