Duque salta para a vitória na etapa do Mundial no México (foto: Balazs Gardi/ Red Bull Cliff Diving)
Ainda não será neste ano que o colombiano Orlando Duque recuperará a sua hegemonia no Red Bull Cliff Diving, o Mundial de saltos ornamentais em penhascos. Nove vezes campeão da competição e vice em 2010, Duque vinha bem em 2011, com vitórias nas duas primeiras etapas. Mas um salto de paraquedas infeliz acabou por encerrar precocemente a sua temporada.
Nesta quinta-feira (28), o atleta de 36 anos teve que ser operado após quebrar o tornozelo praticando paraquedismo no Havaí. Como a previsão de recuperação é de três a seis meses, ele não competirá mais neste Mundial. Assim, o grande favorito ao título passa a ser o britânico Gary Hunt, atual campeão e que já vinha na segunda colocação.
No início do mês, Duque foi o grande destaque da segunda etapa da competição. Em Cenote Ik Kil, no México, o colombiano conseguiu um salto quase perfeito e ficou com a vitória, que se somou ao triunfo que já havia obtido na tensa etapa de abertura, na Ilha de Páscoa – o início do Mundial chegou a ser ameaçado por causa do terremoto no Japão.
Após a vitória, Duque parecia aliviado por retomar a boa forma. A última temporada foi difícil, disse ele. Eu aprendi alguns saltos novos. Na pré-temporada, foquei muito na qualidade e parece que está valendo a pena. Estou me sentindo muito, muito melhor que no ano passado. Estou feliz, completou o colombiano, que agora terá que se esforçar para voltar a competir em alto nível no Mundial de 2012.
Situação – Com duas etapas disputadas, o Mundial de saltos em penhascos tem Duque na liderança, somando 40 pontos. Gary Hunt vem em segundo, com 29. Seu principal adversário agora promete ser o ucraniano Slava Polyeshchuk, terceiro colocado, com 24 pontos. A próxima etapa da competição será no dia 22 de maio, na Grécia. França, Itália, Estados Unidos e Ucrânia também receberão o Mundial neste ano.
Este texto foi escrito por: Webventure