A sétima edição da Brasil Ride, ocorre entre 15 e 22 de outubro e promete ser especial para dois ciclistas brasileiros, Halysson Ferreira e Isabella Lacerda. Em comum a ambos, o fato de terem conquistado em agosto deste ano o título brasileiro de Maratona XCM, em São Fidélis (RJ). Enquanto Halysson seguiu com a hegemonia na modalidade ao garantir o bicampeonato nacional, Isabella, que detém o título de 2014 do Campeonato Brasileiro de XCO (Cross Country Olímpico), somou mais uma importante conquista ao seu currículo vitorioso. Assim, os dois chegam em alta à Bahia, para disputar a principal ultramaratona de MTB das Américas, na Costa do Descobrimento, entre Arraial d’Ajuda e Guaratinga.
O mineiro Halysson Ferreira, irá para a sua terceira participação consecutiva na competição internacional, após uma sétima colocação em 2014 e o oitavo lugar no ano seguinte. Após competir dois anos lado do goiano Raphael Mesquita, desta vez Halysson fará dupla com o fluminense Robson Ferreira, de Mendes (RJ). “Para mim ter a pressão de chegar como atual bicampeão brasileiro é melhor. Eu gosto disso, porque me sinto bem e acredito que este fato estará ao meu favor”, destaca Halysson.
Se Halysson tem como motivação os dois títulos nacionais, Robson Ferreira também está em alta, por ser o atual campeão do Warm Up Brasil Ride Santa Catarina, realizado no início de agosto. “Acredito muito nessa nova dupla. O Robson é um atleta muito experiente, talvez até mais do que eu. Podemos brigar pelo título das Américas e até por um posto no pódio geral (Open), porque não”, avalia. “Minha dupla vem fazendo um ano muito bom e está numa crescente legal. Temos características parecidas no decorrer das provas. Somos mais calmos e não tomamos atitudes precipitadas. Sabemos controlar nossa força e escolher os pontos certos para dar o máximo. Isso deve nos ajudar”, complementa.
Com a mudança da Chapada Diamantina para a Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, as trilhas da Brasil Ride, em seus 540 km e 11.000 metros de altimetria acumulada em sete dias, serão novidades para todos os ciclistas, algo que agrada Halysson. “Para mim a mudança é ótima. Um circuito inédito, ou seja, ninguém sabe o que esperar, se a disputa será mais dura ou não, ou se teremos ainda mais calor do que era antes. Vai ser bom porque gosto de provas que trazem surpresas. Não sei nada da nova Brasil Ride, apenas as quilometragens e altimetrias das etapas, mas espero que seja positivo ter mudado de local”, conclui o ciclista patrocinense.
Favoritismo na Ladies – Após conquistar os títulos das Américas em 2014 e 2015, ao lado de Erika Gramiscelli e Nina Baum (EUA), respectivamente, a mineira Isabella Lacerda, de Itaúna, chega como uma das principais duplas favoritas, ao lado da belo-horizontina Letícia Cândido. “Sempre entro em uma competição em busca da melhor colocação possível. Neste ano, assim como nos anteriores, espero brigar pelo título geral outra vez. A Letícia e eu estamos focadas e vamos até o fim por esse título inédito”, define Isabella.
Assim como Halysson, Isabella sente-se muito motivada por chegar à Brasil Ride como atual campeã brasileira de Maratona XCM. “Esse título conquistado há pouco mais de um mês me dá muita motivação. Apesar de eu ser especialista em Cross Country, tenho um gosto especial pelas maratonas e a vitória no Brasileiro é um gás a mais. Espero que nós façamos uma ótima competição durante os sete dias”, deseja a itaunense. “Normalmente somos adversárias dentro das pistas, mas muito amigas fora delas. Isso será um diferencial para nós. Competimos pela mesma equipe em 2012 e isso nos aproximou na época. A Letícia está muito forte e faremos uma ótima parceria. A Brasil Ride exige muita conexão entre os ciclistas, trabalhar em equipe e um saber a hora de ajudar o outro”, finaliza.
Programação resumida da Brasil Ride – 538,8 km – 11.000 metros de altimetria
15/10 – Sábado: entrega de kit atletas em Arraial dAjuda
16/10 – Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial dAjuda (21,1 km e 318 m altimetria)
17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 m altimetria)
18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587)
19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 m altimetria)
20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial dAjuda (134 km e 2.027 m altimetria)
21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial dAjuda (31,8 km e 548 m altimetria)
22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial dAjuda (75 km e 1.105 m altimetria)
Maratona Brasil Ride
Os interessados em participar da Maratona XCM Brasil Ride, marcada para o dia 22 de outubro, em Arraial D’Ajuda, devem apressar-se para não ficarem de fora desta verdadeira festa do mountain bike. A competição fará parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride, que terá início no prólogo do domingo (16). Para garantir uma vaga na Maratona, basta acessar o link https://goo.gl/r4ZGRV e clicar em Inscrição, que vai até o dia 12 de outubro.
Sobre a Brasil Ride
Competição nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu em sua última edição 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina. No sábado (24) foi disputada a Maratona Brasil Ride, prova de um único dia, por outros 600 bikers. Classe S1, a competição distribuiu aos campeões da Open e Ladies 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Além da premiação em produtos por etapas, a sexta edição teve recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 25, 2017