Barco espanhol ficou em terceiro na última edição (foto: Rick Tomlinson/ Volvo Ocean Race)
O brasileiro João Signorini, o Joca, e o uruguaio Horácio Carabelli, que também mora no Brasil, terão a oportunidade de defender o título da Volvo Ocean Race na próxima edição da regata de volta ao mundo. Campeões ao lado do comandante Torben Grael, em 2009, eles integrarão a partir de outubro, quando acontece a largada da competição, uma equipe espanhola liderada por dois campeões olímpicos.
O time da Telefónica terá à frente os espanhóis Xabi Fernandez e Iker Martinez, este último designado como comandante da equipe. Juntos, eles ganharam um ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e uma prata na Olimpíada de Pequim, em 2008. Além disso, recentemente foram vice-campeões da Barcelona World Race, mais uma regata de volta de mundo, mas em veleiros com apenas dois tripulantes.
Enquanto Martinez e Fernandez fazem a sua terceira participação consecutiva na Volvo Ocean Race em 2009 terminaram na terceira colocação -, Joca e Carabelli buscam mais um título. Na última edição da regata, que é disputada a cada três anos, eles foram os grandes campeões com Torben e o barco sueco Ericsson 4. Se depender de seu novo comandante, a conquista será a única meta da equipe.
Você tem que terminar a regata, e o próximo passo é vencê-la, comenta Martinez sobre suas experiências passadas na competição. A Volvo Ocean Race é a Fórmula 1 da vela. Tem a melhor tecnologia, os melhores barcos, os melhores competidores. Estou realmente animado, acrescenta o velejador, reconhecendo a grande responsabilidade que terá ao ser o comandante da equipe espanhola.
Preparativos – Nos próximos meses, as cinco equipes confirmadas até agora na Volvo Ocean Race é esperado ainda um sexto time, também da Espanha intensificam a preparação para a regata. O barco da equipe de Joca e Carabelli, inclusive, já está sendo construído na cidade espanhola de Valência. A competição começa no dia 29 de outubro, em Alicante, na Espanha, e só deve terminar no início de julho de 2012, em Galway, na Irlanda. Até a chegada, serão percorridas cerca de 39 mil milhas náuticas (mais de 72 mil quilômetros) pelos veleiros.
Este texto foi escrito por: Webventure