Webventure

Campeões do Dakar vencem também o Rally por Las Pampas

Direto de Iquique (Chile) – Na tarde desta quinta-feira, os competidores do Rally por Las Pampas, primeira etapa do Mundial de Rally Cross-country, cruzaram a linha de chegada, em Iquique, no norte chileno, depois de descer uma duna com cerca de 1500 metros de altura. Os campeões do Dakar 2006 venceram novamente. O espanhol Marc Coma conquistou o bicampeonato da prova nas motos, e a dupla do Mitsubishi Motorsport, Luc Alphand/Gilles Picard foi a mais rápida nos carros.

“O Dakar era o meu primeiro objetivo do ano. Agora consegui o bicampeonato dessa prova, que é uma das mais difíceis. O importante é ter boa preparação, lutei muito para chegar aqui e agora estou alcançando os resultados”, disse o piloto da KTM.

Nos carros, a Mitsubishi Motorsport fez dobradinha e colocou as duas Pajero da equipe em primeiro e segundo lugares na geral. A dupla campeã do Dakar 2006, Luc Alphand/Gilles Picard, superou Joan Roma/Henri Magne, com uma 1h40min de vantagem. A equipe oficial da montadora japonesa participou da etapa de abertura do Mundial de Rally Cross Country com 25 pessoas, dois caminhões de apoio e quatro picapes para apoio rápido.

“Esta prova foi uma surpresa. Nunca imaginei encontrar dunas na Argentina. A prova teve muita diversidade de terreno, com montanhas no Chile, que conheci quando esquiava. O trecho mais difícil foi sem dúvida o da segunda etapa. Gostei muito deste rali, mas não sei se volto no ano que vem, essa é uma decisão da equipe, que tem quatro carros e cabe a ela decidir quem participa de qual etapa”, disse o piloto Alphand, que antes de se aventurar pelas trilhas fora de estrada, foi campeão mundial de esqui.

E o que será mais difícil? Descer uma montanha esquiando ou dirigindo? “É diferente. Descer uma montanha esquiando é mais rápido, já com o carro, você sobe e desce montanhas. É muito divertido, ambos são prazerosos e o mais importante é que estou competindo”, disse o piloto francês de 41 anos.

O Rally por Las Pampas teve nove dias de competição, entre San Martin de los Andes, no sul da Argentina, e Iquique, no norte do Chile, com total de cerca de cinco mil quilômetros. Dos 23 carros que largaram, apenas 11 cruzaram a linha de chegada. Entre as motos, 33 saíram de San Martin e 27 chegaram ao Chile.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata