Webventure

Campeões querem equipe da Chevrolet no 4×2


Ômega (esq) e Macedo: campeões da Graduados 4×2. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

O Cerapió 2004 Rally do Nordeste, encerrado no último sábado, abriu espaço pela primeira vez aos carros com tração apenas nas duas rodas. Carros de passeio, iguais ao que se vê nas ruas, encararam a prova. Para isso foi criado um percurso alternativo nos três dias de prova, entre Fortaleza (PI) e Teresina (PI). Mas os oito veículos inscritos na categoria, subidividida em Graduados e Estreantes, também entraram em algumas das trilhas percorridas pelos 4×4.

“Nesses pontos a dificuldade era ainda maior porque andamos atrás dos 4×4, pegamos o terreno em pior estado, com mais lama, mais buracos…”, lembra o navegador Eli Ômega, que venceu na Graduados 4×2, “Com este tipo de veículo a prova é mais técnica, exige mais do piloto. Tem a mesma navegação do 4×4, mas como o carro não tem tração nas quatro rodas é preciso trabalhar mais para corrigir o carro o tempo todo”, conta o co-piloto.

Exigindo tudo do carro – “Viemos do 4×4 e de repente nos vimos num 4×2 vivendo situações de um 4×4. Tivemos que tirar tudo que o carro podia e fizemos uma navegação sem erros”, completa o piloto André Medeiros, companheiro de Ômega.

Medeiros e Ômega venceram o Cerapió a bordo da nova picape Montana, da Chevrolet, que os apoiou na competição. Segundo o piloto, o carro “se comportou bem”. “A altura em relação ao solo é maior que a dos outros, o motor tem muita potência disponível, e o carro é bi-combustível inclusive ficamos num lugar onde só tinha um tipo de combustítvel e se não tivéssemos essa facilidade teríamos ficado pelo caminho”, descreve Medeiros.

Futuro – A intenção dos competidores é que a participação de carros de passeio em ralis no Nordeste cresca, a exemplo do que já ocorre no Sudeste. A idéia da dupla campeã é ter uma equipe oficial da Chevrolet nos 4×2. “Nosso propósito agora é trazer em definitivo a Chevrolet para apoiar esta categoria. A fábrica já têm uma equipe 4×4 (Chevrolet Rally Team)”, planeja Medeiros. “Vamos voltar a conversar com eles e mostrar o resultado obtido no Cerapió.”

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira