Foto: Pixabay

Campeões só serão conhecidos mesmo depois da última especial

Redação Webventure/ Offroad

Zé Hélio não quer deixar o título escapar (foto: Luciana de Oliveira)
Zé Hélio não quer deixar o título escapar (foto: Luciana de Oliveira)

A etapa final do 11º Rally Internacional dos Sertões promete muita emoção. Em um rali cross country tudo pode acontecer, e quem lidera hoje pode ser o último a chegar amanhã, provocando uma confusão nos tempos e nas colocações.

Na categoria motos, Juca Bala e José Hélio estão acelerando tudo para levar o título da competição. Ambos já venceram o Sertões, Juca em 93 e 96, e Zé Hélio em 1999, e querem acumular mais uma vitória no currículo.

Nos carros, a dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo permanece na ponta e, além de contar com a sorte de não ter tido problemas sérios com o carro (como aconteceu com os outros favoritos), já mostrou competência com a vitória no Rally Terra Brasil, a etapa anterior ao Rally dos Sertões.

A dupla da Mitsubishi tem pouco mais de 30 minutos de vantagem sobre o segundo colocado na geral, Ulisses Marinzek e Miceno Rossi, com os tempos totais de 17h57m56s e 18h30m45s, respectivamente. A dupla segue “pianinho”, como já destacou Spinelli, para não deixar escapar o título inédito.

Na geral dos caminhões, Carlos Salvini, acompanhado pelo filho Guido Salvini, liderou praticamente o rali todo, perdendo a frente da categoria apenas na quarta etapa, para Ricardo Domingues e José Saraiva. Os Salvini acumulam 17h23m46s e a dupla da equipe Petrobras Lubrax, André Azevedo/Robson de Oliveira, está com 18h40m41s.

Como andam as categorias – Nas motos, as subcategorias praticamente já definiram os campeões, isso se tudo correr bem na última etapa. Na Marathon Ricardo Medeiros (21h08m12s) se isolou na frente, com mais de três horas de vantagem sobre o segundo colocado, o novato Elvis Bittencourt (24h35m01s), já Elias Folly, que vinha bem até a quinta etapa, despencou na classificação e ocupa o sétimo lugar na geral, com o tempo de 35h23m49.

Na Production , Cláudio Nogueira conseguiu colocar quase meia hora em cima de Fabrício Marchesi, com quem brigava até a metade da prova. Na Super Production , Juca Bala está apenas quatro minutos à frente de Zé Hélio.

Mais uma vez Carlo Collet reina absoluto nos Quadriciclos . O piloto só perde se tiver muito azar e o veículo quebrar, pois está com oito horas e meia sobre o segundo lugar, ocupado por Ricardo Leal dos Santos.

Novidades nos carros – A categoria Production Diesel tem uma verdadeira briga de irmãos. Os favoritos Renê e Marcus Melo estão cinco minutos atrás dos também irmãos, Marlon e Joseane Koerich, que se destacaram nesta edição do Sertões.

Na Production Gasolina , vinte minutos separam o primeiro do segundo colocado. Antônio de Freitas e Leandro Ferrarini lideraram o resultado acumulado o rali inteiro, além de terem vencido quatro etapas. O segundo lugar é ocupado pela dupla Paulo Sérgio Rocha/Flávio de Franca.

Nos Protótipos , Maurício Neves e Emerson Cavassin, que venceram quatro etapas, lideram com duas horas de vantagem sobre Richard Vaders e José Spacassassi.

Depois de sete dias de prova, a última etapa do rali terá 366 km ao longo do dia, com uma especial de 93 km. Após o trecho cronometrado, os veículos seguem até a cruzarem a linha de chegada. Um diferencial desta oitava etapa é o uso obrigatório do GPS em uma parte da especial.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 31, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure