Webventure

Campeonato no Ibirapuera estréia dificuldade “flash”

A Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, recebe neste fim de semana (1 e 2 de setembro) as classificatórias para o segundo Z Games, evento exibido pela TV Globo cuja primeira etapa aconteceu em março deste ano. A escalada esportiva é um dos esportes que fazem parte do desafio, que inclui modalidades ‘radicais’. Será a estréia, em São Paulo, de uma competição de dificuldade em estilo “flash”.

Dificuldade é o tipo mais tradicional de competição em muro artificial, onde a via vai se tornando cada vez mais complexa a cada tentativa e vence quem chegar mais alto. “Normalmente, os competidores vêm juntos a via e podem estudá-la mentalmente, por alguns minutos. Depois, ficam concentrados num local chamado isolamento e não podem ver os companheiros escalando. É a chamada ‘dificuldade à vista’, ou seja, ‘à primeira vista'”, explica Tomás Gridi Papp, responsável pela modalidade na classificatória do Z Games. “Criamos a novidade da ‘dificuldade flash’, em que os atletas não só podem assistir aos adversários como têm duas chances para escalar a via, o que foi realmente inédito no Brasil.

Esta nova modalidade já foi realizada no Rio, durante o Desafio Nescau Brasil x Chile, em 1998, e neste ano, em Brasília, no Encontro Sebrae de Escalada Esportiva (veja matéria).

Velocidade – A escalada em velocidade também faz parte da disputa. Nela, as vias são mais simples para que os escaladores possam executá-las no menor tempo possível. Dois sobem pelo muro a cada vez e vence o mais rápido. O route-setter será Ricardo Schen, atualmente o mais ativo e reconhecido tecnicamente para a montagem de vias nas grandes competições no país.

Entre os atletas participantes, os destaques são André Berezoski, atual campeão brasileiro; Anderson Gouvêa, vice-campeão brasileiro de dificuldade; César Augusto Grosso, que aos 16 anos de idade é uma das principais revelações do esporte e é o atual campeão paulista de dificuldade; Carlos Bortoletto, vice-campeão paulista de dificuldade, com 16 anos; Leandro Antonio Braga, que surpreendeu ao sagrar-se campeão da primeira edição do “Z Games”.

Entre as mulheres, é garantida a presença de Paloma Cardoso, Personalidade Webventure, a melhor escaladora da América do Sul, tanto em dificuldade como em velocidade, e Janine Cardoso, que já foi campeã brasileira; Vanessa Valentim, a vencedora do “Z Games”.

Mais detalhes – O evento é organizado pela Tecton e conta com patrocínio da Nescau. As inscrições custam R$ 10,00 e podem ser feitas a partir de quinta-feira, das 10h às 21h, junto ao staff do muro de escalada, logo na entrada na Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O coordenador avisa que é permitido aos atletas usarem a logomarca (tamanho máximo: 120 cm²) de patrocinadores pessoais na manga da camiseta, durante a competição.

A competição será iniciada no sábado (1/09), às 11h. A partir das 15h, acontecem as finais, que serão filmadas e exibidas no programa “Esporte Espetacular” (TV Globo).

Os treinos acontecem na quinta e sexta, das 18h às 20h30, e no sábado, das 10h às 11h. O o muro estará aberto apenas para os inscritos. Serão distribuídos R$ 2 mil em prêmios para os cinco melhores no masculino e as quatro mulheres mais bem colocadas.

Este texto foi escrito por: Webventure