Foto: Pixabay

Campina Grande do Sul recebe a final do Brasileiro de Rali

Redação Webventure/ Offroad

Celta vai para a última prova do ano de estréia (foto: José Mario/ Divulgação)
Celta vai para a última prova do ano de estréia (foto: José Mario/ Divulgação)

Os dois Officer/Samsung Celta 1.4 do Chevrolet Rally Team chegaram a Campina Grande do Sul na manhã da quinta-feira e as duas duplas, nos próximos dias, aproveitaram para reconhecer os quatro diferentes percursos que compõem as nove Provas especiais (SS) que fazem parte, neste sábado, do IV Rally da Primavera.

A distância total da prova é de 210 Km, com 80km de trechos de deslocamento e 130Km de provas especiais em uma superfície de terra bem compactada e com cascalho. Este reconhecimento dos percursos, por regulamento, não pode ser feito com os veículos de competição, resta às duplas portanto analisar bem o trajeto e fazer a projeção do que será o comportamento dos veículos quando passarem pelo mesmo lugar a 130Km/h em vez de 40km/h.

“Essa é uma das particularidades do Rally de Velocidade e mais um ponto positivo para a modalidade” comentou Luís Hass o Chefe de Equipe do Chevrolet Rally Team. “Pegar um carro saído da linha de montagem e colocá-lo em um desafio desses é prova da qualidade do projeto e da construção do carro, dois aspectos onde o Celta 1.4 impressionou todos este ano. Foram resultados excepcionais e vitórias já neste ano de estréia que mostram além de resistência, muita velocidade e uma adaptação aos mais variados pisos, percursos e condições de tempo”, completou.

Kakifest e Rallyfest – Campina Grande do Sul, situada na Grande Curitiba tem como símbolo o Caqui, a fruta que na região foi responsável pela construção da maior arena coberta da América do Sul (12 mil m2, 98om2 de palco, espaço para 30 mil pessoas). E tem mais, o Diospiros Kaki (nome científico da fruta e que significa “alimento dos deuses”) aqui em Campina Grande do Sul, na anual Kakifest, atrai mais de 100 mil visitantes. Agora no final do ano a cidade, acostumada com os turistas, serve de endereço para o Rally que durante este ano serviu de espetáculo para mais de 100 mil pessoas também quando somados os públicos de todas as etapas.

Das oito etapas do Brasileiro de rally deste ano, seis começaram castigadas por chuvas fortes. A nova frente fria que trouxe o mau tempo à região sudeste do Brasil, deixou a região da grande Curitiba com tempo de cara feia e muita chuva.

As estradas por onde passa o Rally, apesar de alagadas em muitos pontos, (vejam na foto como estava o trecho alagado na manhã de sexta-feira) continuam em bom estado e com a parada da chuva, hoje, vão estar em boas condições no sábado. “Apenas uma ‘laminha’ está começando a aparecer em alguns lugares” comentou Ulysses Berholdo do Chevrolet Celta #12 ao voltar com o seu navegador Sidinei Broering do levantamento feito na quinta-feira.

“É um rally típico da região de Curitiba, com todo o DNA da Graciosa, rápido e ótimo de guiar”, completou Ulysses que no início da semana testou alguns novos acertos de suspensão para o Celta. A navegadora Joseane Koerich que forma a outra dupla do Chevrolet Rally Team com seu irmão Marlon ainda acrescentou: “O trabalho não pára, estamos já testando as novidades para 2008 que espero possa revelar novos talentos, inclusive mulheres pilotos”.

Confraternização e títulos – O IV Rally da Primavera tem como intenção ser um palco especial para encerrar o Campeonato de 2007 e mostrar a força do Rally que em 2008 promete ainda muito mais. Só na categoria N2 os concorrentes do Chevrolet Celta neste final de semana são, desta vez, Fiat Palio, Peugeot 206, Volkswagen Gol e Volkswagen Fox.

Então, mais do que a oportunidade de confraternização, a oitava e última etapa do ano ainda vai servir para confirmar a segunda e terceira colocação dos Celta 1.4 no Campeonato Brasileiro da categoria N2, para fazer uma avaliação dos carros para 2008, e vai decidir o título da Categoria A6 que está entre as duplas Rafael Túlio/Gilvan Jablonsky (Peugeot 206-Motul/Advan) e Luís Tedesco/Bruno Mega (Fiat Palio-Banco Foat/Yokohama).

A diferença a favor de Túlio é de 3 pontos e o paranaense leva ao título se ficar em uma das duas primeiras colocações. Já o catarinense Tedesco precisa vencer e contar com um 3º lugar do seu adversário.

Horários e quilometragens
08.55 hs. – Larga: SS 01: CAMPINA 1: 07.92 km.
09.20 hs. – Larga: SS 02: KAKI 1: 21.40 km.
10.15 hs. – Larga: SS 03: CAMPINA 2: 07.92 km.
10.40 hs. – Larga: SS 04: KAKI 2: 21.40 km.
11.35 hs. – Larga: SS 05: CAMPINA 3: 07.92 km.
12.00 hs. – Larga: SS 06: KAKI 3: 21.40 km.
13.20 hs. – Larga: SS 07: D. PEDRO 1: 18.76 km.
14.20 hs. – Larga: SS 08: D. PEDRO 2: 18.76 km.
14.50 hs. – Larga: SS 09: CAMPININHA 2: 03.75 km.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua Mauro

Last modified: dezembro 7, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure