Foto: Pixabay

Campinas faz homenagem a Negrete

Redação Webventure/ Montanhismo

Negrete era um dos principais nomes da escalada brasileira. (foto: Divulgação)
Negrete era um dos principais nomes da escalada brasileira. (foto: Divulgação)

O alpinista Vitor Negrete receberá uma homenagem póstuma no próximo sábado, na cidade de Campinas, no interior do estado. Tradicional ponto de encontro de campineiros, a Torre do Castelo passará a se chamar Torre do Castelo Vitor Negrete.

O evento contará com a presença do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos. A decisão de prestar reverência a Negrete se dá pelo fato de o montanhista ter sido durante anos um expoente para a cidade, onde vivia até o fatídico dia 19 de maio de 2006.

O alpinista morreu aos 38 anos de idade, durante uma expedição no monte Everest. Ele faleceu depois de chegar ao cume, a 8.844 metros, pela face norte e sem o uso de oxigênio suplementar. Após alcançar o objetivo, ele pediu ajuda para Dawa Sherpa, que o acompanhou até o acampamento três, a 8.300 metros. Porém acabou não resistindo ao esforço e morreu.

Além de um dos principais nomes da escalada no Brasil, Negrete também era engenheiro de alimentos. Trabalhou ainda como colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e fazia estudos para implementação e gestão de alimentos pré-industrializados para comunidade carentes de agricultores no Vale do Ribeira.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 17, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure