Webventure

Campinas teve disputas de pára-quedismo no fim de semana


Disputas continuam no próximo fim de semana. (foto: Divulgação)

No último fim de semana (19 e 20/11) aconteceram, na sede do Centro Azul do Vento de Pára-quedismo, em Campinas (SP), as primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo 2005.

Foram disputadas as categorias Formação em Queda Livre (FQL) dos níveis Estreantes e Intermediários, Free Fly (FF) para Estreantes e Pouso de Alta Performance, categorias Intermediários e Open.

As provas tiveram de ser interrompidas algumas vezes em ambos os dias por causa de condições climáticas adversas, como chuva e vento forte. Fatores que, felizmente, não impediram a conclusão dos torneios.

Vencedores – Nas provas de Pouso, os quesitos analisados foram distância, velocidade e precisão. Na categoria Open, o atleta Cláudio Knippel, de Mogi das Cruzes (SP), foi o campeão com quatro pontos de distância para os paulistanos Juliana Sé e Kalay Marques, que empataram na segunda colocação. Entre os intermediários, o melhor colocado foi André Vilela,de Araçatuba (SP), seguido por Claussius Sgarbi, de Curitiba (PR), e Adriano Rodrigues, de Boituva (SP).

Na categoria FQL Estreantes, a equipe DNA foi o destaque do fim de semana. Com 86 pontos, os atletas paulistanos Gustavo Garcez, Flávio Lima, Eduardo Moreschi e Humberto Salomone e a inglesa Justine Carroll garantiram a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro. Em segundo lugar se classificou a Skydive Floripa, com 44 pontos e, finalmente, a Speed Up, 22 pontos, com três atletas de Belo Horizonte e um de Campinas.

Entre os competidores do nível intermediário, o lugar mais alto do pódio ficou para o time paulistano MDJA – formado por Alan Umehara, Julio Dona, Rusivel Montenegro, David Rodrigues e Christian Rodrigues -, que atingiu 34 pontos. A também paulistana Vertex, com apenas um ponto a menos, garantiu o segundo lugar, enquanto o grupo Parazão, de Belém do Pará, ficou em terceiro, com 23 pontos acumulados.

Por fim, na modalidade Free Fly, o destaque ficou por conta da equipe Sonic Temple, com 28,2 pontos, composta pelos atletas Eslin Saldanha, de Boituva, e Marcos Cavalcanti e Diogo Guimarães, de São Paulo. A prata foi recebida pela Air Supreme, com 27,8 pontos, e o bronze ficou com a equipe Sombras, que atingiu 23,2 pontos.

Circuito Chevrolet Montana – Neste fim de semana também foi disputada a 4ª Etapa do Circuito Chevrolet Montana de Pára-quedismo nas categorias FQL Estreantes e Free Fly Estreantes. Na primeira delas, o resultado foi semelhante ao do Campeonato Brasileiro: a DNA manteve o primeiro lugar, a prata ficou com a equipe Dorso, de São Paulo, e o terceiro lugar foi novamente da Speed Up.

Na competição de Free Fly, o ouro foi mais uma vez garantido pela Sonic Temple. A equipe Chaska Flyers recebeu a medalha de prata e os atletas da Air Supreme subiram ao pódio pelo bronze.

As competições continuarão nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com as disputas da categoria Profissional. Além de Formação em Queda Livre, Free Fly e Pouso, também haverá provas de Free Style e Sky Surf e os vencedores de cada modalidade no Campeonato Brasileiro representarão o Brasil no Mundial de Pára-quedismo, marcado para agosto de 2006 na Alemanha.

As provas serão abertas ao público nos dias 26 e 27, a partir das 11h. Para assistí-las, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para o Centro Corsini de Campinas, de apoio a crianças portadoras do vírus HIV. Mais informações podem ser obtidas no site www.azuldovento.com.br ou pelo telefone (19) 3246-0455.

Este texto foi escrito por: Webventure