Trilhas e muito verde são atração para aventureiros (foto: Arquivo Altus Turismo)
Endereço já conhecido por muitos aventureiros, a cidade de Campos do Jordão (SP), que está sendo sede da 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, é conhecida como a Suíça brasileira. Localizada na região da Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.700 metros, Campos atrai um grande número de turistas todo ano, principalmente no inverno, quando acontecem na cidade festivais de música e artes em geral.
Mas não é exatamente a tendência cultural de Campos que atrai quem gosta de adrenalina. A cidade conta com uma grande quantidade de belas trilhas, cachoeiras e áreas de vegetação bastante preservada. O ar puro, artigo tão raro para quem mora em grandes cidades, é outro atrativo. A altitude e o clima seco ajudam a fazer do local um dos mais respiráveis entre os municípios próximos da cidade de São Paulo. Campos fica a aproximadamente 160 km da capital paulista.
Há nos arredores da cidade mais de 100 trilhas para caminhadas; pedras e pontes suspensas ideais para a prática do rapel; a Pedra do Baú, muito utilizada pelos alpinistas e voadores de parapentes além de rios e cachoeiras.
Frio e beleza – No inverno, a temperatura freqüentemente cai a alguns graus abaixo de zero, registrando uma temperatura média anual de 13 graus centígrados e a temperatura mais baixa de 4 graus negativos. Por isso mesmo, os competidores deverão estar preparados, principalmente com roupas adequadas, para enfrentar muito frio. Haverá trechos de mata de navegação complicada que deverão se enfrentados por muitas equipes no período da noite, explica Eduardo Portella, um dos organizadores da prova. Por isso, deverá fazer parte da estratégia dos atletas, que não contarão com equipe de apoio, formas de manterem-se aquecidos para evitar o risco de hipotermia (queda brusca da temperatura do corpo).
Vale destacar na região de Campos, além do frio, as belezas do Parque Estadual de Campos do Jordão. A 12 km do centro de Capivari, o Parque, também conhecido como Horto, é uma das maiores reservas de araucárias de São Paulo. Há diversas opções de trilhas, tanto a pé como de mountain bike. Além desses passeios há também um alojamento, museu da fauna e da flora e um viveiro de plantas.
Para saber mais sobre como aproveitar toda a aventura que existe em Campos do Jordão, visite agora mesmo o Destino Aventura, site de ecoturismo do Webventure.
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia