K4 masculino é esperança de medalha no Pan (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade começa neste sábado (19) em Szeged, na Hungria, e os brasileiros já estão de olho nos principais adversários que terão pela frente nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, em julho.
Dentre os países do continente americano, o Canadá aparece como principal favorito. Na primeira etapa da Copa, realizada no início de maio em Zagreb, na Croácia, os canadenses estiverem presentes em 11, das 12 finais disputadas (contando apenas as provas que estarão no Pan). Nas mesmas provas, o Brasil chegou a quatro finais.
Vamos trabalhar cada vez mais forte para estarmos bem preparados para o Pan. Esta experiência na Europa está sendo muito recompensadora para analisarmos nossos principais adversários em junho, no Rio de Janeiro, comentou Álvaro Koslowisky, técnico da seleção brasileira feminina.
O K2 500m feminino foi a única prova em que o Canadá não foi para a final e a embarcação tupiniquim, de Naiane Pereira e Daniela Alvarez, garantiu acesso à final B (atletas que ficaram entre 10º e 18º nas semifinais).
No K4 1000m, vencido pelas canadenses, as meninas do Brasil terminaram na sexta colocação da final B, na frente da Argentina e a menos de um segundo atrás da embarcação norte-americana.
Masculino – No masculino a supremacia canadense se repetiu, e o Brasil chegou às finais do K1 e K4 1000m atrás dos canadenses.
No K1, Sebastián Cuattrin, recordista brasileiro de medalhas pan-americanas, terminou em 8º lugar na final B. Já no K4, maior esperança de medalha no Pan, a embarcação brasileira terminou a final B em 7º. Porém a diferença para os canadenses, que venceram na final A, foi de menos de um segundo. Mas o Brasil ficou na frente dos norte-americanos, que chegaram em oitavo, e atrás dos argentinos, sexto colocados.
Vamos seguir treinando forte para chegarmos perto do patamar europeu de canoagem, hoje o mais forte do mundo. O objetivo é estarmos bem preparados para o Pan-americano e conquistarmos um recorde em medalhas nesta competição, comentou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Na última edição dos Jogos Pan-americanos, em Santo Domingo-2003, a canoagem brasileira conquistou cinco medalhas, a melhor campanha da história. Guto Campos conquistou a primeira medalha de ouro do país, na prova do K2 500m. Cuattrin faturou três pratas, no K1 1000m, K1 500m e K-4 1000m. Fábio Demarchi e Roger Calmo ainda ficaram com o bronze, no K2 1000m.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 18, 2007