Foto: Pixabay

Cânion do Farias

Redação Webventure/ Trekking

Descida do cânion. (foto: Alvaro Barros)
Descida do cânion. (foto: Alvaro Barros)

O Cânion do Farias é um pouco mais distante dos outros cânions da Chapada dos Veadeiros, mas é um dos mais belos e espetaculares da região.

Como chegar
É preciso um traslado de 50 km partindo do Vale do Macaquinho passando pela crista da Serra Geral do Paranã, a borda leste da Chapada, descendo no grande Vale do Farias vizinho ao Vale Macaquinho, já na região do município de São João D´Aliança.

Depois de uma pequena caminhada há um salto de 3 m de altura já dentro do cânion, e logo aparece o primeiro rapel: uma impressionante descida de 50 m dentro do cânion estreito e confinado, e no final da descida há uma piscina e logo um segundo rapel, com 8 m dentro do cânion.

Após as descidas, acontece uma caminhada no interior do cânion, com paredes estreitas de quase 100 m de altura. Em alguns trechos as paredes se fecham na parte superior dando a impressão de se estar dentro de uma caverna.

Depois de caminhar aproximadamente 800 m por dentro do cânion, chega-se na saída, em um platô, e logo em seguida há uma outra cachoeira, com 50 m de altura, dentro do cânion, dessa vez mais aberto.

A próxima atração é o Cânion do Funil, onde o rio passa por uma canaleta e cai em uma cachoeira projetada. É feito um rapel dentro da canaleta e atrás da cachoeira há uma piscina dentro do cânion. Nadando nessa piscina chega-se à uma praia de pedras.

Este texto foi escrito por: Ion David

Last modified: julho 5, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure