Foto: Pixabay

Cânion do Macaquinho

Redação Webventure/ Trekking

Cânion Macaquinho. (foto: Ion David)
Cânion Macaquinho. (foto: Ion David)

O rio Macaquinho é um dos mais belos rios da Chapada dos Veadeiros, afluente do rio Macaco pela margem direita, e em todo o seu percurso forma grandes cachoeiras e piscinas de água verde esmeralda e paredes de quartzito. Há um percurso aquático de 2 km, com vários saltos, tobogãs, caminhada aquática, trechos de natação e descida de cinco cachoeiras.

Como chegar
Partindo de Alto Paraíso, são 47 km em estrada de terra e após deixar o veículo chega a primeira cachoeira, a Sereno, e após 1 km de caminhada por trilha chega-se até o Cânion da Pedra Furada, onde tudo começa: uma descida por dentro de um anel de pedra na cachoeira da Pedra Furada, de 20 m.

Em seguida, passa-se pelo estreito Cânion das Andorinhas, com apenas 80 cm entre as paredes, onde há mais um rapel de 15 m.

Seguindo pelas pedras e pela água, há trechos de natação em grandes piscinas, saltos e tobogãs. Ali acontece um rapel de apenas 7 m de altura, porém extremamente técnico, na Cachoeira do Ralo.

Logo em seguida está a Cachoeira da Caverna, onde há uma descida de 30 m no meio da cachoeira que termina em uma bela piscina de água verde esmeralda.

Para finalizar, a emocionante descida acontece na Cachoeira do Encontro, onde se encontram os rios Macaquinho e Fundão no meio da queda, dentro de um cânion estreito com 40 m de profundidade.

Este texto foi escrito por: Ion David

Last modified: julho 5, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure