Foto: Pixabay

Canoa havaiana: garçom busca vitória na 1ª etapa

Redação Webventure/ Canoagem

Jefferson será o único a remar nas duas categorias da prova. (foto: Ivan Storti/ FMA Comunicação)
Jefferson será o único a remar nas duas categorias da prova. (foto: Ivan Storti/ FMA Comunicação)

Bicampeão brasileiro de canoagem oceânica, Jefferson Libório não vive do esporte. É garçom durante o dia, mas ainda encontra tempo para remar. Ele participa neste domingo (28/04) da decisão da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Canoas Havaianas. Desta vez, os competidores enfrentarão uma travessia, com largada em São Vicente, junto à Ilha Porchat, e percurso por toda a orla até a Ponta da Praia, em Santos, e retorno para o ponto de partida.

O atleta tem mesmo fôlego invejável: vai ser o único a fazer a travessia duas vezes, pois participa de duas categorias. Ele defende a equipe masculina Smera/EAS, formada também por experientes remadores de caiaque, e a mista Vit Shop. “Não vai ser fácil. Mas vou remar forte nas duas. Já falei com ambas as equipes e estou bem preparado. Não tenho preferência. Se as duas equipes estiverem remando bem, vamos para tentar a vitória”, planeja.

“Tenho a vantagem de conhecer bem o trajeto da prova e espero fazer o melhor caminho. Gostaria muito de terminar a prova com duas vitórias”, destaca Jefferson, que no ano passado ganhou os três principais títulos na canoagem oceânica – o brasileiro, o paulista e a Copa do Brasil.

Sacrifício – A paixão pela canoagem faz com que ele se sacrifique diariamente. Trabalha como garçom em uma choperia, passa praticamente toda a noite acordado e logo nas primeiras horas da manhã está no mar, treinando. “Às vezes durmo na garagem do clube para treinar logo cedo”, diz o remador, que também dá aulas de caiaque na Escolinha no Regatas Santista, montada pelo supercampeão Fábio Paiva.

Neste domingo estarão em disputa as categorias masculina e mista (obrigatoriamente três homens e três mulheres). As mistas largam às 9h15. Tão logo termine a primeira prova, será iniciada a outra final.

A prova terá em torno de 15 km, quase o triplo da distância percorrida pelas equipes na prova realizada no último fim de semana, quando foram selecionadas as melhores equipes para esta decisão. Serão duas retas, mas com vários obstáculos naturais, como ondas, correntes marítimas e a escolha do melhor caminho.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 26, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure