Nesta prova os competidores terão que realizar técnicas de salvamento da canoa. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)
O Festival Aloha de canoas havaianas será disputado nos dias 7 e 8 de setembro, na Ponta da Praia, em Santos (SP), trazendo uma série de inovações. Agora, os competidores terão, além de remar forte, nadar, correr e saber fazer técnicas de salvamento na canoa (virar e desvirar a embarcação).
As inovações foram incluídas para tornar a prova ainda mais atraente e ter a participação efetiva dos espectadores na praia. Serão feitos três tipos de prova, duas eliminatórias no sábado e a final no domingo. Numa das disputas, parte do time terá de nadar até a canoa, embarcar, para que a competição de remada em si comece. Em outra, o grupo terá de virar a canoa, depois desvirar e chegar na areia com o mínimo de água dentro (quanto mais líquido, menos pontos).
Na terceira prova, metade dos remadores terá de correr um percurso determinado na areia, logo após a remada. Ao contrário das outras competições de canoa havaiana, os atletas vão se inscrever individualmente e os times serão sorteados na véspera do evento, durante o congresso técnico, nas categorias masculina, mista e feminina. Teremos separados apenas os lemes, aqueles que dão a direção da canoa. Os outros integrantes serão determinados por sorteio. Assim, damos a chance de mais pessoas participarem, afirma o diretor do evento, Oswaldo Fellipe Júnior.
Longboard – Junto com as competições de canoa havaiana, será realizada a disputa de remada em longboard, onde os surfistas terão de completar um percurso de 1.500m. Além de medalhas para as três melhores equipes, serão sorteados e distribuídos entre os competidores kits da Opium Fiberglass, Natural Art e Fazendo Onda.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Canoa Brasil(Clube de Regatas Santista, na Ponta da Praia, em Santos), na Escolinha Radical Semes/Sthill (Posto 2, em Santos) e no site www.ativo.com. Na prova de canoa havaiana, a taxa é de 50 reais, sendo que os alunos da Canoa Brasil pagam 35 reais. Na competição de remada em longboard, o valor é de 20 reais, com os alunos da Semes tendo desconto de 5 reais.
Este texto foi escrito por: Webventure