Webventure

Canoa polinésia faz festa de confraternização no Rio

A nona edição da Rio Va’a, competição dedicada à prática da canoa polinésia, foi realizada com chave-de-ouro em solo brasileiro. Há 10 anos no país, a festa de encerramento desta temporada reuniu mais de 200 atletas de sete países diferentes na Praia Vermelha, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

A prova aconteceu no último sábado e domingo, aos pés do principal cartão postal da cidade, e atraiu 22 equipes ao local. A Rio Va’a foi válida para as etapas do Sul-americana e do Brasileiro.

A equipe santista do Yatch Clube Paulista deixou para trás os chilenos da Rapa Nui, favoritos ao título, e conquistaram a primeira colocação. A equipe da Ilha de Pascoa, no Chile, ficou com a segunda colocação com sua equipe principal e com a terceira posição com seu time junior.

“A etapa foi muito dura! A equipe Rapa Nui não deu moleza e nos primeiros 18 quilômetros ficamos lado a lado. Os últimos quilômetros de prova foram mais tranqüilos, quando abrimos uma boa vantagem e saímos na frente”, afirmou Rafael Leão, da equipe santista, que se consagrou como campeão sul-americano e brasileiro na modalidade.

“Mesmo treinando longe dos dois remadores que moram no Rio, conseguimos manter a liderança após muita conversa”, continuou Rafael. Com o feito, a equipe santista consagrou-se na categoria masculina da V6.

Entre as mulheres, as cariocas levaram a melhor com a equipe Praia Vermelha que ganhou a prova, deixando para trás a Brucutus e a Cabo Frio Va´a, que terminaram a etapa na segunda e terceira colocações, respectivamente.

“Foi difícil, mas muito bom. As meninas que estavam na competição são boas demais e nos deram trabalho. A ida foi mais tranqüila, mas na volta o leme começou a ficar pesado. Foi cansativo, mas é maravilhoso chegar aqui e ser campeã”, disse Leticia Lana, capitã da equipe Praia Vermelha.

Já a categoria Surfski teve Sebastian Cuattrin da Equipe Rio Va’a como vencedor, seguido de Celso Filetti e Jefferson Sestaro, que concluíram a prova na segunda e terceira colocações. Já nos Caiaques Oceânicos, o topo do pódio ficou com Evaner Coscia da Equipe Turma do Remo. Ivan Vianna da Equipe Clube de Regatas Guanabara e Leonardo Villete da Equipe ECCO ficaram no segundo e terceiro lugares na categoria.

Ao fim das provas, o clima foi de descontração entre os competidores que encerraram o encontro com um show da dança tradicional polinésia apresentada pelos chilenos da Rapa Nui.

Resultados da etapa:

Prova V6 Feminino – 19 quilômetros
1º Lugar: Praia Vermelha (RJ) – 1h 52m 46s
2º Lugar: Brucutus (SP) – 1h 54 05s
3º Lugar: Cabo Frio Va´a (RJ) – 1h 54m 20s

Prova V6 Masculina – 28 quilÕmetros
1º Lugar: Yatch Clube Paulista (SP) – 2h 17m 07s
2º Lugar: Rapa Nui Principal (CHI) – 2h 20m 30s
3º Lugar: Rapa Nui Junior (CHI) – 2h 20m 45s

Surfski – 10 quilômetros
1º Lugar: Sebastian Cuattrin – Equipe Rio Va´a – 57m 02s
2º Lugar: Celso Filetti – Equipe Tribo Q Pira – 1h 01m 00s
3º Lugar: Jefferson Sestaro – Equipe Turma do Remo – 1h 01m 56s

Caiaque Oceânico
1º Lugar: Evaner Coscia – Equipe Turma do Remo – 1h 14m 00s
2º Lugar: Ivan Vianna – Equipe Clube de Regatas Guanabara – 1h 31m 05s
3º Lugar: Leonardo Villete – Equipe ECCO – 1h 55m 00s

Resultado do Sul-americano:
1º lugar: Equipe Yatch Clube Paulista (SP)
2º lugar: Equipe Rapa Nui Principal (CHI)
3º Lugar: Equipe Rapa Nui Junior (CHI)

Resultado do Brasileiro:
1º lugar: Equipe Yatch Clube Paulista (SP)
2º lugar: Equipe Rio Va´a Clube (RJ)
3º Lugar: Equipe Praia Vermelha (RJ)

Este texto foi escrito por: Webventure