Webventure

Canoagem ajudará na educação ambiental no RS

Nesta sexta-feira, a Federação de Canoagem do Estado do Rio Grande do Sul (Fecergs) realiza uma competição de confraternização entre seus membros para divulgar oficialmente o “Projeto d’Olho n’Água”. Esta iniciativa consiste em unir a prática de esporte e a educação ambiental para crianças e adolescentes do ensino formal e informal, pertencentes às 24 bacias hidrográficas do estado.

A idéia é possibilitar que as comunidades, através de seus Comitês de Gerenciamento, por intermédio de crianças e adolescentes, intensifiquem de forma consciente o uso do recurso hídrico da bacia a partir do turismo com a prática da canoagem, inibindo de forma indireta agressões ambientais. “Queremos inserir o usuário do recurso hídrico no próprio recurso, seja ele um rio ou um lago e promover a cidadania das águas”, resume Ioberto Banunas, coordenador das Bacias Hidrográficas para a Fecergs.

Na prática – Cada comunidade pode participar do projeto por 6 meses, com duas turmas que recebem quatro horas por dia de instruções e prática, entre terça e sextas-feiras. Num dia, aprenderão sobre educação ambiental. No outro, vão se equipar, receber as noções básicas da canoagem e remar pelo rio/lago. Em paradas durante o passeio, os estudantes vão desenhar o que estão vendo e esses desenhos serão usados para se detectar possíveis acidentes hidrológicos.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira