Webventure

Canoagem brasileira terminou o Pan com duas medalhas de pratas e duas de bronze e uma vaga para Londres


Ronilson e Erlon medalhistas no Pan (foto: CBCa/Divulgação)

A equipe brasileira de canoagem voltou dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com duas medalhas de prata e duas de bronze na mala, mais uma vaga para canoa dupla (C2) nas Olimpíadas de Londres, em 2012. O time do Brasil (leia aqui o perfil do grupo e sobre as modalidades a remo) enfrentou adversários fortes e com tradição no esporte, como Cuba, Estados Unidos, México e Canadá.

Competindo em Ciudad Guzman, a 2.600 metros de altitude, Ronilson de Oliveira e Erlon Silva, que competiram com C2 em percurso de 1.000 metros, conquistaram a prata e uma vaga para Londres. Eles terminaram o percurso em 3min40s482, pouco mais de um segundo atrás dos campeões cubanos.

Na canoa individual (C1) em 200 metros, Nivalter Santos ficou a centésimos de segundo do primeiro colocado canadense, o que o deixou de fora das Olimpíadas, mas garantiu a prata.

Já o caiaque de quarteto (K4) em 1.000 metros foi outra modalidade com medalha, mas a de bronze, com as remadas de Celso de Oliveira, Roberto Mahler e os irmãos Gilvan e Givago Ribeiro. Os Ribeiros também foram responsáveis pelo segundo bronze, no caiaque duplo (K2) de 200 metros.

Naiane Pereira foi a mulher que mais se aproximou do pódio, terminando a prova de K1 500 metros em 1min57s122, quase três segundo atrás da quinta colocada. Em quarto também ficaram os atletas brasileiros de K1 e K2 1.000 metros. Já nas provas de K1 200 metros masculina e feminina, o Brasil ficou com a quinta colocação em ambas as categorias. E na K2 500 metros feminina, em sexto.

Este texto foi escrito por: Da Redação