Webventure

Canoagem mundial tem mudanças


Canoagem Slalom ganhará nova etapa da Copa do Mundo (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Uma reunião do Conselho de Diretores da Federação Internacional de Canoagem (FIC) realizada em dezembro, em Londres, na Inglaterra, determinou mudanças para o futuro da canoagem mundial. Elas entram em vigor a partir de 2010 e têm o intuito de modernizá-lo, para facilitar o contato com os meios de comunicação.

As mulheres foram valorizadas com a oficialização de mais duas provas. No programa olímpico, o C2 500m masculino foi cancelado e será substituído pelo K1 200m Feminino. No programa mundial foi oficializada a inclusão do C1 200m Feminino. Já a prova de C2 500m Feminino será mantida como evento de demonstração, assim como aconteceu no Campeonato Mundial 2009, no Canadá.

As alterações no programa mundial serão as mesmas para os eventos internacionais nas categorias Sênior e Júnior. Serão mantidas as três provas de revezamento de 200m (K1 Masculino, C1 Masculino e K1 Feminino) e também foram oficializadas as provas de 5000m (K1 Masculino, C1 Masculino e K1 Feminino), totalizando 28 eventos no programa oficial, que abriga as provas do programa mundial e do programa olímpico.

Segundo as discussões do Conselho da FIC, as alterações buscam dar mais visibilidade para o esporte e atrair um maior interesse dos meios de comunicação, principalmente as emissoras de televisão e patrocinadores.

Fique por dentro das mudanças:

Canoagem Slalom
A adição do C1 Feminino e as provas por equipe já serão válidas oficialmente para o Campeonato Mundial de 2010, para ambas as classes Júnior e Sênior. Outra mudança importante foi o aumento das etapas da Copa do Mundo, que passaram de três para quatro etapas na competição. Contudo, esta mudança se iniciará a partir de 2011.

Canoagem Oceânica
Uma das mudanças mais emocionantes é a inclusão do Surfski (caiaque sit-on-top) em eventos oficiais da FIC. Em 2010 está programada a disputa de três eventos na Copa do Mundo e a criação de um grupo de trabalho dedicado à disciplina dentro da entidade. O objetivo é elaborar normas universais e um calendário completo de eventos internacionais que irão beneficiar o esporte e contribuir para seu crescimento.

Va’a
Foi aprovado um acordo de cooperação entre a Federação Internacional de Va´a e a FIC para a modalidade integrar eventos oficiais da canoagem. Com a união das duas entidades internacionais, o trabalho pretende incluir uma prova de Va´a (V1) e uma de caiaque paraolímpico (K1) nos Jogos Paraolímpico de 2016. Já no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade de 2010 o Va´a repetirá a participação oficial que teve na edição de 2009 do evento.

Maratona
Aprovação da prova clássica de Canoagem Maratona e o sistema de monitoramento (chip) em embarcação das provas, fator que irá beneficiar não só a transmissão das provas para TV, mas também a segurança da mesma.

Dragon Boat
A FIC ratificou a inclusão da prova de dez canoístas de Dragon Boat nos eventos internacionais da entidade.

Canoagem Paraolímpica
Uma mudança sobre o programa incide sobre a Canoagem Paraolímpica. Ela terá 12 eventos em 2010 no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade abrangendo três as categorias LTA, TA, e A. As 12 provas são o K1 e o V1, masculino e feminino, nas três categorias relatadas anteriormente. A modalidade vai estar no Campeonato Europeu do próximo ano. No continente americano as provas já estão confirmadas no Campeonato Sul-americano, em abril, no Uruguai; e há indicações que o mesmo aconteça no Campeonato Pan-americano, em outubro, no México. A FIC mostrou verdadeiro compromisso com o esporte com uma alocação de fundos adicionais para novos praticantes como forma de impulsionar a modalidade.

Este texto foi escrito por: Webventure