Webventure

Canoagem Slalom e Velocidade: histórico olímpico


Canoagem de velocidade completa 72 anos nos Jogos (foto: Divulgação)

As Canoagens Slalom e Velocidade nos Jogos Olímpicos apareceram em épocas distintas. Desde o surgimento das modalidades na competição, a antiga União Soviética segue como a maior vencedora de todos os tempos, seguida da Alemanha em ambas categorias.

O domínio é visível nas duas modalidades. Até hoje, cerca de 90% das medalhas conquistadas nas Olimpíadas são feitos dos atletas da Europa. A canoagem de velocidade e o slalom são muito populares entre os europeus.

A prova de velocidade tornou-se um esporte do programa olímpico em 1936 somente para os homens, tanto para canoas como para caiaques. As mulheres entraram em cena 12 anos depois, competindo somente com os caiaques.

A preferência nos últimos anos é para as provas mais curtas. Os campeonatos mundiais são disputados nas distâncias de 200, 500 e 1.000 metros; nas Olimpíadas, somente nos 500 e 1.000 metros. Tanto para os homens quanto para as mulheres, a prova é disputada solo, em dupla ou quartetos.

Slalom – Mais recente na história dos Jogos Olímpicos, a canoagem slalom entrou na edição de 1972, em Munique. Quatro anos depois, em 76 até 1988, a modalidade não foi disputada, retornando ao cenário olímpico em Barcelona, 92.

Assim como na velocidade, os homens competem com canoas, simples ou em dupla; e no caiaque simples. As mulheres competem apenas no caiaque simples. As corredeiras são classificadas de 1 a 6, sendo a última a mais difícil. No Slalom, os atletas são arrastados por correntezas, tendo a missão de virar em obstáculos e portões da prova.

Este texto foi escrito por: Webventure