
Rio do Peixe reservou muita ação aos canoístas no Paulista (foto: Roberta Borsari)
O Campeonato Paulista de canoagem slalom (descida em corredeiras) vai dar uma pausa até o mês de maio, devido ao adiamento da prova de São José do Rio Pardo. A competição aconteceria neste fim de semana mas, a pedido da Prefeitura da cidade, vai ser somente em 8 e 9 de dezembro. A etapa entre em lugar da prova de Socorro, que só irá ocorrer em 2002.
A última etapa realizada foi em Itapira, nos dias 24 e 25 deste mês, válida como primeira e mais difícil etapa da Copa Brasil. Foi um show de técnica dos canoístas brasileiros. Estive lá competindo e pude conferir de perto a ação no rio do Peixe.
Como o próprio campeão Gustavo Selbach falou, “Uma etapa desta não dá pra ficar de fora”. E foi o que aconteceu, os melhores canoístas do país estavam presentes. Na sexta e no sábado, as equipes tiveram treinos com balizas. Sábado, ao meio dia, o local foi fechado para treinos e os atletas receberam um mapa com a formação da pista oficial do campeonato.
Logo de cara, os atletas tinham de enfrentar uma corredeira classe III, que terminava em um grande refluxo. Não precisa dizer que a pista, elaborada pelo técnico da seleção brasileira Alain Jordain e o Diretor do Departamento de Águas Brancas da Confederação Brasileira (CBCa), Hilário Neves, não poupou a adrenalina da galera.
A primeira baliza ficava na boca da corredeira e a segunda, bem em cima do grande refluxo, logo após o impacto com a água, e era uma remonta (baliza onde o canoísta rema contra a correnteza para atravessá-la). Ufa!!!
Rio privilegiado – Era só o começo das 21 balizas que completavam a pista. Quem errasse a entrada na primeira, poderia chocar-se com as pedras submersas à direita e talvez quebrar o caiaque e sair da prova. Por isto, a tensão era total no começo da descida.
O local é privilegiado, um trecho do Rio do Peixe onde uma antiga
represa teve uma parte de sua construção “destruída” para que os peixes pudessem fazer a piracema. Ela formou a corredeira que hoje faz a alegria dos canoístas. As pedras da represa têm a formação igual a de uma arquibancada, e o público, que suou com a adrenalina e com o forte calor, agradeceu. Uma ponte que atravessava o meio da pista dava a visão geral do trajeto a ser vencido pelos atletas.
No masculino, em caiaque, Selbach mostrou que continua invencível e papou a medalha de ouro. Entre as mulheres, Pauline Furine, do Paraná, ficou com o ouro; Tina da Matta (Goiânia), com a prata; e eu, Roberta Borsari (São Paulo), com o bronze. A Valéria Neves (Cerquilho), conhecida fera do slalom feminino, não participou desta prova. Ela está voltando aos poucos às competições após ter a filha Adele. E fez falta na pequena categoria feminina.
Atenção, mulheres! – Pauline lamentou a falta de meninas para competirem no slalom e quer fazer um movimento para chamar mais canoístas para praticar este esporte e fortalecer a categoria, que hoje não recebe premiação em dinheiro.
Os iniciantes começaram a prova abaixo do trecho radical e fizeram bonito, incentivando quem está querendo começar a competir. Na canoa, como sempre, um show à parte. Para quem não sabe, o atleta que compete com canoa rema ajoelhado e com um remo de uma pá só. O esforço e o equilíbrio são impressionantes e o público, que vibra com a manobras radicais. Quem levou o ouro pra casa foi outro gaúcho, o também campeão brasileiro Cássio Petry.
Daqui a pouco o os canoístas estarão se encontrando novamente em Goiânia, para a segunda etapa da Copa Brasil e logo em seguida em Cerquilho (SP), nos dias 5 e 6 de maio, para o esperado Campeonato Brasileiro. Dá-lhe canoagem!!!
Roberta Borsari, canoísta e tricampeã brasileira de rafting, é Personalidade Webventure. Visite o site oficial: www.webventure.com.br/robertaborsari
A 2ª etapa do Campeonato Paulista de canoagem slalom foi organizada pelo Departamento de Águas Brancas da Federação Paulista de Canoagem e Prefeitura Municipal de Itapira, com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e apoio de Webventure.
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari
Last modified: abril 6, 2001