A canoa havaiana tem 14 metros de comprimento e comporta seis atletas. (foto: Camila Christianini)
A terceira e última etapa do Reebok Swatch Ecomotion Circuit vai acontecer na belíssima Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 31 de outubro e 1º de setembro.
Serão 120 quilômetros de aventura divididos em seis modalidades: orientação, canoa havaiana, trekking, caiaques infláveis (duck), técnicas verticais e costeira. As equipes serão formadas por cinco integrantes, sendo três atletas e duas pessoas no apoio.
Novidade – Pela primeira vez as canoas havaianas farão parte de uma corrida de aventura e, mesmo sendo uma novidade para a maioria dos atletas, elas estarão presentes em um terço do percurso da competição: na largada e na chegada. Originárias do Havaí, as canoas têm 14 metros de comprimento e apenas 50 centímetros de largura. Comportam seis remadores, pesam 180 quilos e podem atingir até 17 quilômetros por hora.
Na etapa anterior do Circuito, realizada em Florianópolis (SC), a novidade na largada foi o sandboard. Muitos atletas preferiram descer as dunas correndo, carregando o sandboard nos braços e outros até chegaram a arriscar a descida na “nova” modalidade.
Irão participar do desafio 50 equipes, entre elas a Quasar Reebok Caloi, vencedora da última etapa, a Mamelucos, segunda colocada, a paraguaia Dark Dog, que conquistou o terceiro lugar e a Eldorado By, que chegou na quarta colocação em Florianópolis.
Categorias – A prova será dividida nas categorias Expedição, Aventura e Esporte, com tempo limite para a passagem nos PCs.
Caso alguma equipe não atinja o posto de controle dentro do limite estipulado pela organização, a equipe competidora será desclassificada, visto que todos os horários limites serão estipulados no briefing.
Por ser a última etapa do Circuito, a pontuação será maior: 10 pontos para a primeira colocada. Para a equipe que somar mais pontos nas três etapas, o prêmio será um Mitsubishi L200 GLS e, em caso de empate, vencerá a equipe que tiver menos tempo de prova no total da competição.
Haverá checagem dos materiais obrigatórios apenas nos postos de controle (PC), e a penalização para a equipe infratora será de 3 horas, não sendo permitido prosseguir o percurso antes da regularização.
E lembre-se que, por se tratar de uma corrida de aventura, uma prova de integração ao meio-ambiente, fica proibida qualquer atitude de mau-trato à natureza, tal como abertura de trilha na mata, corte de qualquer planta, captura de qualquer espécie animal, deixar lixo no percurso e até fazer fogueira.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: agosto 26, 2002