Foto: Pixabay

Canoas havaianas são usadas em treinamento de empresas

Redação Webventure/ Canoagem

O sincronismo é fundamental (foto: Luciana de Oliveira -  Webventure)
O sincronismo é fundamental (foto: Luciana de Oliveira – Webventure)

Elas deram origem ao surf, foram responsáveis pelo processo de colonização do arquipélago havaiano no ano de 450 a.C. e agora estão invadindo o Brasil. As Canoas Havaianas, criadas há 3 mil anos como meio de transporte dos povos polinésios, são hoje uma modalidade esportiva. Além de grandes remadas, os atletas têm a possibilidade de pegar ondas, assim como fazem os havaianos e taitianos.

Levando seis remadores, as embarcações coloridas, feitas em fibra de vidro, já são atração. Longas, medem 14 metros, têm 50 cm de largura e um estabilizador lateral (chamado de ama), fixado por dois suportes (chamados de yakos). Um dos pontos fundamentais para um bom desempenho é o sincronismo. Todos os componentes da canoa precisam remar juntos, para que haja um bom desempenho.

Observando a origem do surf e também aproveitando o potencial de trabalho em grupo, a Ten Feet, empresa que detém as marcas de surf wear AntiQueda e Life Guard, realizou uma atividade especial com seus representantes de vendas, a tecnologia de aprendizagem ao ar livre, visando a excelência humana. O objetivo principal, evidenciar o espírito de equipe entre todos. O local escolhido foi Bertioga.

União – Depois de reuniões visando a coleção de inverno, 20 integrantes da empresa, incluindo a diretoria, remaram nas canoas havaianas, colocando em prática o espírito de união de grupo. O canoísta Fábio Paiva, maior responsável pelo desenvolvimento da modalidade no Brasil, coordenou a atividade.

“Nos esportes coletivos, o trabalho em conjunto é fundamental para que exista um resultado positivo. Na empresa é igual. É preciso um bom planejamento, estrutura e senso de comunicação, para que os objetivos sejam alcançados. E nada melhor do que visualizar isto através do esporte, de uma maneira saudável, descontraída”, disse Paiva.

“Procuramos passar aos membros da empresa a confiança, a comunicação, a liderança, o foco. O objetivo essencial é a unidade do grupo. Na canoa, são seis remadores e todos têm de remar com sincronismo. É preciso uma sinergia. Todos precisam se conhecer. É assim na empresa. Os diretores da AntiQueda e Life Guard saíram na frente, visualizando que o relacionamento de seus funcionários pode melhorar muito. Eles querem despertar o senso de atitude, tornar a empresa coesa”, acrescentou o coordenador da atividade.

Em duas oportunidades, as canoas chegaram a virar quando passavam a arrebentação, fato que evidenciou ainda mais o espírito de união, uma vez que todos tiveram de agir rapidamente para retirar a canoa do mar. “O pessoal teve uma energia muito boa. Ninguém fez corpo mole. Pelo contrário, a animação era muito grande”, comentou Paiva.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 20, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure