As três melhores equipes do último domingo disputarão a prova em duas categorias (foto: Divulgação)
Contando pontos para o Circuito Brasileiro de canoas havaianas, será realizada neste sábado (15/06) a travessia em Bertioga, no litoral norte de São Paulo. A prova vale pela segunda etapa do ranking de provas longas e terá cerca de 30 km de percurso.
As três melhores equipes da competição curta, realizada no último domingo, estarão disputando nas categorias masculina e mista (três homens e três mulheres). O ponto de largada e chegada será a Marina do Forte, no Rio Itapanhaú. De lá, os remadores seguirão em direção ao Canal de Bertioga, chegando na Praia da Enseada. Depois, remarão até o Canto do Indaiá, onde farão o retorno em uma bóia, voltando ao ponto de partida.
A primeira largada está prevista para às 9h, com a categoria mista, envolvendo as equipes New Cad-Água Marinha, com remadores santistas e da Capital; a PBL, de Santos, e a Brucutus Júnior, de Bertioga. Já a disputa masculina deve começar por volta das 11h30, com o Paulistano, da capital, a Smera-EAS, com atletas de Santos e Cubatão, e Brucutus, de Bertioga.
Dificuldades – No trajeto, as equipes enfrentarão vários tipos de obstáculos, como correnteza contra, ondas e cansaço. Além disso, um dos pontos principais para o bom desempenho será o trabalho dos lemes (remadores que dão a direção da canoa). Eles poderão optar pelo melhor e menor caminho quando estiverem no mar, dependendo da maré, correntes marítimas e vento.
Vale lembrar que a segunda etapa do ranking teve a prova curta, no último domingo, também em Bertioga. No masculino, a Smera-EAS foi a vencedora, quebrando a hegemonia dos atuais campeões nacionais, os atletas do Paulistano. Na mista, a New Cad-Água Marinha venceu pela 2ª vez consecutiva, deixando uma disputa acirrada pelo segundo lugar, garantido pela PBL, por uma diferença de apenas 15 segundos em relação à Bertioga.
Este texto foi escrito por: Webventure