Webventure

Cape Epic 2011 tem 1ª vitória de sul-africano na história; 18 brasileiros completam prova


Pódio do prólogo se repetiu ao final da competição (foto: Divulgação/ www.cape-epic.com)

A vitória do sul-africano Burry Stander e do suíço Christoph Sauser na Cape Epic 2011 já era esperada, mas nem assim deixou de ser histórica. Pela primeira vez, um atleta da casa saiu vitorioso na ultra maratona de mountain bike disputada na África do Sul. Neste domingo (03), a dupla ratificou a conquista ao terminar a sétima e última etapa da prova.

Stander e Sauser fecharam a Cape Epic com o tempo acumulado de 28h44min44. Mesmo com a quinta posição no último dia, a dupla manteve uma vantagem de 10min51 em relação aos alemães Hannes Genze e Jochen Käss, seus principais rivais na briga pelo título. Campeões em 2007, 2009 e 2010, Karl Platt e Stefan Sahm, também da Alemanha, foram os terceiros colocados no geral, com a marca de 29h05min53.

“Ser o primeiro sul-africano a vencer essa prova é comparável ao título do Mundial (de MTB). A Cape Epic ainda é mais difícil por que você tem que ser perfeito por oito dias (contanto o prólogo), em vez de um dia”, disse o vitorioso Stander. “A prova definitivamente esta à altura do Mundial. Não posso descrever a sensação em palavras, mas sei que a exaustão vai chegar para a gente amanhã (segunda-feira, 04)”, comentou Sauser.

Nos mais de 700 quilômetros da Cape Epic 2011, Stander e Sauser estiveram sempre à frente dos demais concorrentes, com a vitória já no prólogo. A dupla venceu quatro das sete etapas disputadas – não triunfaram apenas na terceira, sexta e sétima. Na última, inclusive, vencida pelos irmãos suíços Lukas e Mathias Flückiger, eles visivelmente diminuíram o ritmo para administrar a boa vantagem que haviam conquistado.

Brasileiros guerreiros – Entre os 18 competidores do Brasil que terminaram a dura maratona – 40 iniciaram a disputa -, o português naturalizado Mário Roma e o deficiente visual Adauto Belli se destacaram pela superação. Correndo numa bike tandem, de dois lugares, eles chegaram a fazer duas etapas em mais de nove horas e ainda tiveram o tempo máximo na sexta, com a marca de dez horas. A dupla fez a prova em 54h22min12, na 132ª posição da categoria Máster e na 446ª geral.

O melhor resultado do Brasil na Cape Epic 2011 veio com César Moura e Sílvio Amorim. Eles fizeram o tempo de 34h31min03, o que garantiu a 32ª posição no masculino e a 38ª no geral. Já Michel Bögli e Eduardo Soares foram bem na Máster, com o 17º lugar na categoria. Entre todos os competidores, eles ficaram com o 89º lugar, somando o tempo acumulado de 38h27min53. No feminino, Andrea Marcellini foi bem correndo ao lado da francesa Mélanie Leveau. Elas conquistaram a 18ª posição na categoria e a 426ª no geral, fazendo a prova em 53h29min35.

Este texto foi escrito por: Webventure