Hugo Prado quer repetir bom resultado do ano passado (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
O Brasil promete estar bem representado na oitava edição da já tradicional prova sul-africana de mountain bike. A Cape Epic 2011 tem 40 brasileiros inscritos, divididos em 22 duplas. Um dos destaques é Hugo Prado Neto, que em 2010 conseguiu a melhor colocação para o país na prova. Logo em sua estreia na África do Sul, o atleta terminou em 30º no masculino.
Para 2011, Hugo Prado traz um novo parceiro em uma das provas mais desafiadoras da modalidade. No lugar de Uirá Ribeiro, o treinador e atleta profissional terá Robson Ferreira, outro que vem se destacando em ultramaratonas. Com ambos na mesma faixa de idade – Hugo tem 32 anos e Robson 31 -, eles prometem trazer mais um bom resultado para o Brasil.
Neste ano, os competidores vão encarar um trajeto de mais de 700 quilômetros pelo território sul-africano. A prova larga da cidade de Tokai e tem sua chegada em Lourensford. No total, os atletas devem percorrer mais de 14 mil metros acumulados de subidas e descidas em um percurso repleto de montanhas. Em 2010, foram 1.172 inscritos e mais de 16% deles não conseguiram terminar a dura prova.
A Cape Epic 2011 começa no próximo dia 27 e vai até 3 de abril. No masculino, os alemães Karl Platt e Stefan Sahm tentarão defender o título conquistado no ano passado. Já no feminino, as irmãs dinamarquesas Kristine e Anna-Sofie Noergaard, campeãs em 2010, não participarão. As novidades da prova neste ano ficam por conta de duas etapas a serem disputadas na modalidade tomada de tempo. A primeira será um prólogo, logo no primeiro dia, e a segunda acontece na quarta etapa.
Mais destaques – Também entre competidores inscritos como do Brasil na Cape Epic 2011, o português Mário Roma é mais uma esperança de bons resultados. Radicado no país, Mário já compete em ultramaratonas de mountain bike há dez anos e organizou a Claro Brasil Ride, disputada no ano passado, na Chapada Diamantina. Ele correrá no masculino ao lado do brasileiro Adauto Belli, deficiente visual, e busca completar a prova sul-africana pela quarta vez.
Já na categoria Master, para competidores com mais de 40 anos, Michel Bögli e Eduardo Soares levam a experiência de quatro edições da Cape Epic completadas – Michel terminou as três últimas e Eduardo cruzou a linha de chegada em 2009. Nas duplas mistas, a brasileira Cláudia Tollendal correrá com o cubano Michal Fernandez, que ficou conhecido por desertar de delegação cubana que disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.
Masculino:
Abrame José Correia Pinto Filho e Lourenço Bizarria
Alvorada Álvaro Castro e Fábio Augusto Kich Gontijo
Alvorada GC Brazil Célio Rodrigues e Luiz Gatti
CEMIL OTG – César Moura e Sílvio Amorim
Brasil Soul/ RC BIKES/ Brasil Ride – Mário Roma (Portugal) e Adauto Belli
Brazil Zona Alvo – Francisco Nestor Teixeira Filho e Nilo Chaves Maia
BrazilRiders – Alfredo Miguel Ebrahim Mansur Neto e Cláudio Mata
GibaVini Gilberto Ambrogi e Vinícius Silva
Mangho Rodrigo Vasconcellos e Gus Albuquerque
OCE-treine.net/ Infanti/ KHS Hugo Prado Neto e Robson Ferreira
Palito e Pelota Josias Barbosa e Thiago Menezes Fernandes
Papaléguas do Cerrado – Francisco Carlos Mendes e André Mendes
Rasta Leonardo Santos e Luís Octávio Costa
Feminino:
Hora do blush – Melanie Leveau (França) e Andrea Marcellini
Mistas:
Cláudia – Claudia Tollendal e Michel Fernandez (Cuba)
Masters:
Ciclistas da Terra Ricardo Garcia e Marcelo Júnior
Epic Brazil Michel Bögli e Eduardo Soares
Mountain Bike BH – Raquel Gontijo e Hélder Carvalho (Portugal)
Mountaineers/ OCE treine.net Brazil – Maurício Marques de Castro e Evaldo Pereira dos Santos
Pelaggio Brasil Paulo Brandão e Antonio Villar
Race Ravena Carlos Alberto Luz e Pedro Morganti
Umbabaraúma Bikers – Rogério Gomes e Gérson Doll
Este texto foi escrito por: Webventure