Capivara em um dos seus saltos (foto: Divulgação)
Não é difícil ligar a TV e ver Edu Capivara realizando manobras incríveis com a bike. O Webventure traz o perfil deste pioneiro de uma modalidade chamada biketrial no Brasil, que já andou por muitas outras trilhas, sempre em duas rodas.
Como qualquer outra criança, foi durante a infância que Eduardo Fonseca, o Edu Capivara, deu as suas primeiras pedaladas, começando assim um longo convívio com as bicicletas. A chegada do BMX ao Brasil, em 1978, despertou ainda mais o interesse de Capivara e em pouco tempo ele também estava praticando downhill e freeride. Hoje é um dos bikers que mais atrai mídia e a curiosidade do público com seus saltos e o show de equilíbrio.
Assistindo a uma apresentação de Trial (moto), Edu sentiu-se completamente atraído pelo esporte. Como não tinha dinheiro para comprar uma moto, tive a idéia de adaptar minha bike para os percursos de moto. Assim nasceu o velotrial (velo=bicicleta, trial= moto) no Brasil, define.
Em 1985, durante um torneio de Trial Indoor, Capivara conheceu Pedro Pi, espanhol criador do Biketrial no mundo. Percebendo o grande interesse e habilidade do brasileiro, Pi convidou-o para participar do primeiro Campeonato Mundial de Trial, a ser realizado na Europa.
Sem carro, mas no Mundial – Durante oito meses, Capivara correu atrás de patrocínio. Faltando um mês para a competição, continuava na estaca zero. Mesmo assim, ele decidiu que iria. Pediu as contas, vendeu sua Brasília e foi para Europa. A competição durou cerca de um mês passando por Espanha, Itália, Alemanha e França. O brasileiro participou das quatro etapas e ficou com a sexta colocação. Ao voltar para casa, resolveu investir no esporte: treinou dia e noite durante alguns meses. Em 1987, conseguiu apoio e organizou a Copa Levorim, a primeira da categoria no Brasil.
Desde então, Capivara não parou mais. Em 1990, foi eleito delegado internacional do Biketrial e atualmente é pentacampeão brasileiro e paulista da categoria. A menos de um mês inaugurou em São Paulo a segunda escola de biketrial do mundo. Com a escola pretendemos ampliar a prática do esporte e divulgá-lo para todas as pessoas. O Biketrial é como qualquer outro esporte : exige treino e dedicação, mas uma vez aprendido não há como esquecer., declara. Seu filho, Lucas, é um dos discípulos.
O biker, hoje patrocinado por JHS, Scott, Energil C e Anderson Bicicletas, realiza shows por todo o país e não é difícil vê-lo em programas conhecidos da TV, subindo com a bike sobre rampas, carros, escadas e até trampolins. Sua próxima apresentação será na cidade de Cruzeiro (SP), nos dias 9, 10 e 11 de março. Para mais informações conheça seu site oficial: www.educapivara.com.br.
Este texto foi escrito por: Carol d’Essen