O caracol de Júnior (dir.) e Tanja (esq.); mensagem da UNESCO para 17 países. (foto: Divulgação)
Uma iniciativa do casal Lopes Júnior e Tanja Lopes, residente há quatro anos em Cuiabá (MT), e da UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura -, abre o Ano Internacional do Diálogo entre as Civilizações, o Ano Internacional dos Voluntários e o Primeiro ano da Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo com uma expedição de mais de 80.000 km pelo continente americano.
O objetivo do Projeto Caracol, nome dado em função do molusco levar a própria casa nas costas, é lançar um olhar sobre as Américas, seus povos, relacionando tradições e culturas para promover laços. Fora isso, o casal levará um kit temático, chamado Retrato do Brasil, composto de quatro filmes, em português, espanhol e inglês, para ser exibido ao longo da viagem.
Os vídeos tratam de quatro temas – as águas, a biodeversidade, a imigração e integração racial e o componente Africano – que mostrarão a verdadeira imagem do Brasil, com todas as suas riquezas.
A Expedição percorrerá 17 países em um caminhão Scania Série 4, especial tanto para dificuldades on-road quanto off-road. O casal saiu de São Paulo no início de janeiro e deve retornar a Cuiabá depois de 12 meses.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 20, 2001