Webventure

Carlo de Gavardo fora do Dakar 2007


Carlo de Gavardo vai ficar fora do Dakar 2007 (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

O piloto de moto chileno Carlo de Gavardo não irá competir no Dakar 2007. Gavardo foi o quinto colocado na edição passada, venceu duas especiais e também participa do Rally dos Sertões, no Brasil. O chileno quebrou o braço há poucas semanas e teve que cancelar a sua inscrição.

Gavardo vem de participações inacabadas nas últimas competições. Sua moto quebrou no Sertões 2006 e o piloto fraturou o fêmur esquerdo no Rally dos Faraós, em outubro. O melhor resultado do piloto no Dakar é um terceiro lugar na classificação geral, em 2001. O Chile será representado por Francisco “Chaleco” Lopez, atual campeão mundial na categoria sub 450, título conquistado no Sertões 2006.

Ainda pela América do Sul, os argentinos Marcelo Miti e Orlando Terranova tentarão ser os primeiros portenhos a terminar o rali nas motos. Pela Guatemala, Francisco Arredondo irá competir pela segunda vez. O Brasil leva uma delegação recorde para o Dakar nas motos, além do experiente Jean Azevedo, terá Dimas Mattos, Carlos Ambrósio e Sylvio Barros.

Recordes e marcas – O Dakar 2007 marca a aposentadoria de Karel Loprais, atual detentor do recorde de vitória no caminhão, são seis ao todo, conquistados com um caminhão Tatra. Agora a equipe tcheca tem no brasileiro André Azevedo suas esperanças de bons resultados. Porém o recorde de Loprais pode ser igualado esse ano. O atual campeão Vladimir Chagin, da Rússia, acumula cinco títulos. “Sei que como detentor do título será muito difícil defender minha posição, especialmente porque a família De Rooy [Jan e Gerard, da Holanda] e Stacey [Hans, atual vice-campeão, da Holanda] são muito competitivos, mas farei de tudo para igualar o recorde de seis vitórias de Loprais”, adiantou.

Ainda falando de recordes, o espanhol Carlos Sainz foi o que mais venceu especiais na edição passada. Das 15, seis foram vencidas por ele, como as duas primeiras em Portugal. O piloto famoso no Campeonato Mundial de Rali de Velocidade (WRC) conta o segredo: “É preciso ter cuidado e cometer o mínimo de erros. No Dakar é fácil perder tudo quando se quer ganhar um pouco a mais”. Apesar do bom desempenho no começo, Sainz terminou em 11°.

Já a piloto de moto Patricia Watson Miller admite estar ansiosa para a edição 2007. Ela foi a melhor piloto em 1990, 1991 e 2006, e diz que não pensa em defender o título. “Quero apenas terminar, evitar acidentes e curtir o rali o máximo possível. Primeiro e antes de tudo, o Dakar é uma prova conta nós mesmos, antes de ser contra os outros”, diz Patricia, que pode se despedir do Dakar nesta edição. “É muito difícil para mim deixar as crianças para trás”, lamenta.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure