Webventure

Carlos de Gavardo lidera no quarto dia de rali na Turquia


Carlos de Gavardo (foto: Divulgação)

O chileno Carlo De Gavardo vem sendo a grande surpresa no Rally do Oriente (antigo Rally da Turquia), que está no quarto dia. O chileno, que integra a equipe de fábrica KTM, voltou a vencer a etapa desta quarta assumindo a classificação geral. Nem mesmo um erro na navegação que o fez ficar perdido por 7 quilômetros tirou sua vantagem no dia.

A etapa desta quarta teve um trecho cronometrado de 387 quilômetros de muita velocidade e difícil navegação. Durante todo o dia a briga ficou entre De Gavardo, o norte-americano Jean Brucy e o holandês Pal Ander Ullevalsetter.

“A etapa de hoje foi quase toda muito rápida, até mesmo meu mecânico me disse que teria que trocar o cabo do acelerador de tão desgastado que ele chegou ao final”, comentou o chileno. “Agora tenho que ficar muito concentrado nas próximas etapas. Hoje cometi um erro de sete quilômetros mas consegui recuperar a tempo graças ao fato de que meus adversários também erraram muito. Mas outro erro como este daqui pra frente pode me custar muito caro já que estou andando no limite.

Touareg finalmente brilha – Em carros, a Volkswagen conseguiu levar seu projeto do prótotipo do Touareg-Dakar para a briga de ponta entre os líderes do Mundial de Todo-Terreno. O Touareg pilotado pelo italiano Bruno Saby tendo o francês Michel Perin como navegador vem liderando na Turquia. Na etapa desta quarta, Saby voltou a marcar o melhor tempo, com 4h17m57s.

Apenas 27 segundos mais lento que Saby chegou o Nissan pilotado pelo veterano belga Grégoire de Mevius e seu navegador Jacky Dubois. Em terceiro o buggye do francês Jean-Louis Schlesser. Os três também mantêm a mesma posição na classificação geral do Rally.

Com confortável folga na liderança do Mundial Todo Terreno da FIA e campeão do Dakar 2004, o francês Stephane Peterhansel se deu ao luxo de não correr na Turquia. Também não foram para a Turquia o saudita Khalifa Almutaiwei e o português Carlos Souza, respectivamente segundo e terceiro colocado no Campeonato Mundial. Os três priorizaram a participação no Baja Espanha que foi realizado no final do mês de julho.

O Rally do Oriente é válido como terceira etapa da Copa do Mundo de Rally Todo Terreno da FIM, e como sexta etapa da Copa do Mundo da FIA.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure