Webventure

Carlos Lua fala sobre a in-port de Melbourne


Os barcos se alinham e o Brasil 1 larga na frente (foto: Divulgação/ VOR)

O correspondente do Team ABN Amro, Carlos Lua, concedeu uma entrevista exclusiva ao Webventure, na qual traça um panorama geral de como foi a regata.

Após 2h20min de uma prova emocionante e com várias trocas de posições, o barco holandês ABN Amro 1 venceu a regata In-port de Melbourne.

Segundo Lua, “O lugar é muito bonito, o vento estava bom, chegando até 18, 19 nós e a largada foi bem disputada, com uma boa demonstração do Brasil 1, seguida do ABN Amro 1”.

Apesar de o barco brasileiro ter sido o melhor a largar e, logo de início, abrir uma boa vantagem em relação aos demais competidores, após problemas com a quilha basculante e com a vela balão, foram ultrapassados e chegaram na quinta colocação.

Após os problemas do Brasil 1, os Piratas do Caribe e o movistar alcançaram as primeiras colocações e embolaram a disputa. Assim, o público assistia à um belo show dos monocascos V70. Segundo Lua, mais de 400 barcos de espectadores acompanhavam a prova.

Apesar do esforço de todos, o ABN Amro 1 levou a melhor novamente, acumulando sua 7ª vitória em oito disputas.

Em segundo ficou os Piratas do Caribe, em terceiro o movistar e em quarto Ericsson Racing Team. O barco dos “garotos” do ABN Amro 2 teve uma largada ruim, precisou recomeçar e chegou na sexta posição, atrás apenas do Brunel.

Mesmo com tantos pontos de diferença (já são sete pontos e meio a mais que o segundo colocado, o ABN Amro 2), Lua ainda acredita que haverá fortes disputas.

“O que se viu hoje é que a disputa vai ser enorme. Faltam muitos pontos ainda para serem disputados”.

O próximo desafio dos velejadores é a terceira etapa da Volvo Ocean Race, na perna de Melbourne à Wellington, na Nova Zelândia, no próximo dia 12.

“A próxima etapa é uma etapa curta, deve demorar apenas quatro dias. Depois são as etapas longas, a etapa que passa pelo Cabo Horn e chega no Rio de Janeiro, onde são esperados por volta do dia 4 ou 5 de março. Depois ainda Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Suécia pra terminar”.

Classificação da in-port

1.ABN Amro 1: 2 hr 28 min 12 seg
2. Piratas do Caribe: + 1 min 31 seg
3. movistar: + 1 min 44 seg
4. Ericsson Racing Team: + 1 min 59 seg
5. Brasil 1: + 5 min 8 seg
6. ABN Amro 2: + 6 min 53 seg
7. Brunel: + 12 min 48 seg

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda