Foto: Pixabay

Carlos Sainz assina com a Volks para o Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Carlos Sainz já como piloto oficial da equipe Volkswagen (foto: Divulgação Mitsubishi)
Carlos Sainz já como piloto oficial da equipe Volkswagen (foto: Divulgação Mitsubishi)

O bicampeão mundial de rali Carlos Sainz já faz parte da equipe Volkswagen. O espanhol de 43 anos competirá em ralis cross-country com o Touareg e deve fazer sua estréia no Dakar em janeiro de 2006. O experiente alemão Andreas Schulz, duas vezes vencedor do Dakar será o navegador de Sainz.

“Carlos Sainz é um piloto de primeira. Estamos muito satisfeitos em contar com um dos mais experientes e profissionais pilotos de rali em nossa equipe. Ele já demonstrou durante muitos anos no Campeonato Mundial de Rali que pode fazer uma equipe progredir. Um profissional de altíssimo nível que vem diretamente de uma equipe vencedora do Mundial de Rali, só pode contribuir e melhorar nossos procedimentos de trabalho”, explicou o diretor da Volkswagen Motorsports, Kris Nissen. “Andy Schulz é também de grande valor para nossa equipe. Tem 15 anos de experiência em cross-country e conhece perfeitamente como trabalham as equipes de ponta”, completou Nissen.

A chegada de Sainz e Schulz a equipe Vokswagen reforça o time já fechado com as duplas Jutta Kleinschmidt/Fabrizia Pons, Bruno Saby/Michel Périn e Giniel de Villiers/Tina Thörner. “Temos quatro duplas muito fortes já definidas para o próximo Dakar. Além disso, estamos planejando a entrada de um quinto carro com Robby Gordon e Dirk von Zitzewitz”, comentou Nissen. O norte-americano Robby Gordon fez seu primeiro Dakar em 2005 já pilotando um Touareg como experiência.

Sainz faz a diferença – “Participar do Dakar com o Volkswagen é um novo e excitante desafio pessoal para mim”, explicou Carlos Sainz. “A Volks está muito envolvida nos ralis cross-country, que era exatamente o que eu estava buscando. Desejava conhecer mais a fundo esta categoria e espero que minha experiência ajude no desenvolvimento da equipe”.

“O Dakar sempre foi um desafio para mim. É uma forma de continuar na competição sem ter que viajar constantemente durante o ano, como fiz nas temporadas completas do Mundial de Rali”, explica o espanhol

O campeão do mundo de rali em 1990 e 1992 já encabeçava a lista dos “grandes nomes do rali” de todos os tempos com 26 vitórias. Durante a temporada de 2004 ajudou seu companheiro de equipe Citroën, Sebastian Loeb, a conquistar o título. No fim do ano passado anunciou sua aposentadoria nas pistas com uma grande homenagem pública circulando com seu Citroën em uma grande festa no centro Madri.

Se a esperança da Volkswagen é ter em Sainz um piloto capaz de colaborar com o desenvolvimento da equipe, a aposta é mais do que certa. A Citroën sabem bem o valor de Sainz em um time, tanto que convocou o piloto a voltar a pilotar no Mundial de Rali para recolocar a marca na liderança da pontuação entre as montadoras participantes do Mundial. Sainz substituiu o belga François Duval afastado da equipe devido ao seu decepcionante desempenho na equipe francesa.

No último fim de semana Sainz foi o terceiro colocado na etapa da Grécia do Mundial de Rali ajudando a Citroën a voltar ao topo da liderança entre as montadoras que disputam o Mundial. “Cumpri minha missão”, desabafou o espanhol que não definiu se continuará correndo pela Citroën.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 27, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure